Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

BPI atualiza salários quando ainda decorrem negociações com sindicatos

O BPI vai atualizar os salários em 4% a partir deste mês, quando ainda decorrem as negociações salariais com sindicatos, segundo a informação interna do banco a que a Lusa teve acesso.

BPI atualiza salários quando ainda decorrem negociações com sindicatos
Notícias ao Minuto

16:51 - 16/01/23 por Lusa

Economia BPI

Em comunicado interno, divulgado na sexta-feira, a administração do BPI disse que aprovou três medidas para melhoria das condições de remuneração dos funcionários do banco, desde logo que "irá proceder a um aumento salarial de 4% sobre a retribuição base mensal (correspondente ao nível do Acordo Coletivo de Trabalho), como antecipação da negociação coletiva, ainda em curso".

Ou seja, o BPI faz já atualização salarial enquanto ainda decorre a negociação com os sindicatos.

O Mais Sindicato e o Sindicatos dos Bancários do Centro e o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) reivindicam, para este ano, 8,5% de atualização de tabelas e cláusulas de expressão pecuniária. O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) reivindica 6,25%.

Para já, a contraproposta das instituições financeiras subscritoras do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor é de 2,5% aumento salarial, abaixo das previsões da inflação para este ano, valor que os sindicatos têm considerado indigno. O Banco de Portugal estima uma inflação de 5,8% este ano.

Na comunicação interna, o BPI diz ainda que vai atribuir a todos os funcionários uma "retribuição variável mínima de 1.500 euros" este ano, a pagar em fevereiro.

Fará ainda em fevereiro, com retroativos a janeiro, as designadas 'progressões de nível salarial' a que está obrigado pelo ACT, que abrange trabalhadores entre os níveis 5 e 9 (inclusive).

Segundo o BPI, a "adoção destas medidas, em conjunto e com efeitos imediatos, pretende contribuir para ajudar a fazer face à atual situação económica e representa o reconhecimento do esforço, compromisso, dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores".

O BPI é detido pelo grupo espanhol Caixabank.

Em novembro passado, em Espanha, os sindicatos CCOO e UGT acordaram com a Asociación Española de Banca una subida dos salários de 4,5% para 2023.

Leia Também: DBRS: Bancos portugueses estão entre os mais expostos ao malparado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório