Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Lucro da Ibersol cai 61%

O lucro da Ibersol caiu 61%, para 2,7 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano, em relação ao período homólogo, resultado da não incorporação da totalidade do aumento do IVA no preço de venda ao público.

Lucro da Ibersol cai 61%
Notícias ao Minuto

20:14 - 16/11/12 por Lusa

Economia IVA

"A redução do resultado líquido consolidado em 4,3 milhões de euros decorre em grande parte da não incorporação da totalidade do aumento do IVA no preço de venda ao público, que impactou negativamente em cerca de três milhões de euros na margem bruta e nos resultados", explica o grupo de restauração, que representa marcas como a KFC, Burger King e Pizza Hut.

Os conceitos KFC e Burger King foram os que tiveram maior capacidade de sustentação das vendas e registaram perdas inferiores ao mercado, ou seja, mantiveram ganhos de quota de mercado. Em contrapartida, os conceitos Pasta Caffe e O'Kilo registaram as quedas mais acentuadas, de 22,6% e 33,5%, respectivamente.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol adiantou que o volume de negócios diminuiu 12% para 127,1 milhões de euros até Setembro, o que exigiu "uma importante actuação de ajustamento dos custos".

Até Setembro, o grupo de restauração reduziu em 13,3% os custos com pessoal, que passaram a representar 33,5% do volume de negócios.

A forte queda nas vendas, a redução dos preços associada ao aumento do IVA e os custos de preparação da abertura da operação em Angola contribuíram para uma diminuição do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em 30% para 12,7 milhões de euros.

O investimento até ao final do 3.º trimestre ascendeu a 6,5 milhões de euros, com Angola a absorver 2,3 milhões de euros de investimento.

"É expectável que o quarto trimestre tenha um comportamento idêntico ao dos trimestres anteriores", considera o grupo, alertando que "a diminuição do rendimento associada ao agravamento da carga fiscal prevista para Janeiro poderá, por antecipação, afectar negativamente o consumo do mês de Dezembro".

Neste contexto, a Ibersol pretende prosseguir "com o plano de ajustamento de recursos à evolução das vendas" e, ao mesmo tempo, intensificar o processo de renegociação das rendas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório