Procurar

Governo lança programa de formação profissional na área da energia

O Governo criou o programa de formação profissional na área da energia 'Trabalhos & Competências Verdes', para terminar em dezembro, uma das medidas de apoio lançadas em outubro para as empresas face ao aumento dos preços da energia.

Governo lança programa de formação profissional na área da energia

© iStock

Lusa
06/01/2023 12:55 ‧ há 2 anos por Lusa

Economia

Despacho

A portaria, hoje publicada, assinada pelo secretário de Estado do Trabalho, Luís Fontes, e pelo então secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, determina que o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) é responsável pela gestão do programa e por elaborar o regulamento específico do programa, sob consulta da ADENE - Agência para a Energia - e da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, o qual "é aprovado no prazo de 10 dias a contar" da data de entrada em vigor da portaria, o dia seguinte à publicação.

Este programa ficou previsto numa resolução do Conselho de Ministros aprovada em outubro passado, com medidas de apoio às empresas face do aumento dos preços da energia, e na qual o executivo considerava a "intrínseca relação" entre a mitigação do impacto dos custos energéticos e a promoção da eficiência energética, reafirmando a relevância de medidas dirigidas a este objetivo.

Como forma de permitir o desenvolvimento de estratégias de atuação empresarial para responder a situações de redução de atividade, decorrentes da escassez de matérias-primas e do aumento dos custos energéticos, sugeriu medidas no âmbito da formação qualificada de trabalhadores, otimizando os tempos de produção e permitindo a manutenção do emprego ativo e da atividade económica.

O objetivo era criar medidas especificamente dirigidas à formação e requalificação de trabalhadores de empresas direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia e de desempregados, de forma a prevenir o desemprego, promover a manutenção dos postos de trabalho e estimular a criação de emprego.

Através dessa resolução, autorizou a criação do programa 'Trabalhos & Competências Verdes/Green Skills & Jobs', agora formalizado, pela portaria hoje publicada, e a sua implementação pelo IEFP, e uma dotação de 20 milhões de euros para este fim.

O programa produz efeitos até 31 de dezembro de 2023, segundo o diploma hoje publicado, mas o Governo ressalva já uma eventual prorrogação do prazo.

Leia Também: Portugal aumenta em 30% oferta em residências para idosos com PRR

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10