Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Junho traz novos critérios para despedir

O Governo publicou, esta quinta-feira, em Diário da República, “a sexta alteração ao Código de Trabalho” que apresenta os novos critérios para despedir trabalhadores num processo de extinção de posto de trabalho. O diploma, conforme pode ler-se, “entra em vigor no 1.º dia do mês seguinte” à publicação, ou seja, dia 1 de junho.

Junho traz novos critérios para despedir
Notícias ao Minuto

10:34 - 08/05/14 por Ana Lemos

Economia Diário da República

Foram hoje publicados em Diário da República os novos critérios para despedir, alterações que, refere a lei, entrarão em vigor “no 1.º dia do mês seguinte”, quer isto dizer que as novas regras passam a aplicar-se a partir de 1 junho.

Esta é já a “sexta alteração ao Código do Trabalho” e as novas regras incidem, sobretudo, no regime de despedimento por extinção de posto de trabalho.

Assim sendo, a partir de junho, de acordo com a lei agora publicada, sempre que “na secção ou estrutura equivalente uma pluralidade de postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico, para determinação do posto de trabalho a extinguir, a decisão do empregador deve observar” uma determinada “ordem de critérios relevantes e não discriminatórios”.

Na lei, hoje publicada em Diário da República, a “pior avaliação de desempenho, com parâmetros” surge como primeira regra mas caso a empresa não tenha um sistema de avaliação, ou caso se verifique uma situação de empate entre trabalhadores, seguir-se-ão outros critérios: “menores habilitações académicas e profissionais”; “maior onerosidade pela manutenção do vínculo laboral do trabalhador para a empresa”; “menor experiência na função”; e “menor antiguidade na empresa”.

Esta alteração, a sexta, ao Código do Trabalho surge depois de o Tribunal Constitucional ter chumbado a possibilidade de as empresas poderem escolher o critério relevante e não discriminatório para selecionarem o trabalhador a despedir numa extinção de posto.

Mas, os partidos da oposição já prometeram levar novamente o diploma à apreciação dos juízes do Palácio Ratton.

Consulte aqui a nova lei.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório