Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente da República promulga extinção da Fundação Berardo

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o "diploma que procede à extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo".

Presidente da República promulga extinção da Fundação Berardo
Notícias ao Minuto

11:18 - 29/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, esta quinta-feira, o "diploma que procede à extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo", de acordo com uma nota publicada no site da Presidência

O Governo aprovou esta semana em Conselho de Ministros, o diploma no qual está prevista a extinção da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo (FAMC-CB).

O decreto-lei em questão permite assim que a Fundação do Centro Cultural Belém (CCB) fique agora com a posse e gestão plena do centro de exposições do Centro Cultural de Belém.

"Em 26 de maio deste ano, o Governo, através do ministro da Cultura, denunciou o comodato da Coleção Berardo, com efeitos a 1 de janeiro de 2023. Com o término do comodato, esgota-se o fim principal para o qual a FAMC-CB foi instituída", lê-se na nota, que relembra ainda que a coleção foi estabelecida em 2006, com o fim principal de constituir o Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, com base no acervo permanente da Coleção Berardo - o que aconteceu no seguinte.

O documento aprovado determina ainda a criação de uma comissão liquidatária. De acordo com o que o Executivo explica, será esta comissão que vai ficar responsável por assegurar "o cumprimento do destino dos bens fixado no decreto-lei, para proceder ao inventário dos valores ativos e passivos da FAMC-CB e para decidir sobre o destino das suas obrigações contratuais".

Os governantes sublinham ainda que a extinção aprovada hoje "não coloca em causa" quaisquer relações laborais que existam, e que os contratos individuais de trabalho vigentes com a Fundação serão assumidos pela Fundação do CCB.

[Notícia atualizada às 11h18]

Leia Também: Samsung anunciou frigorífico com ecrã de 32 polegadas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório