Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Gasolina atingiu 2€/litro durante 70 dias este ano. Qual foi o máximo?

A gasolina atingiu e ultrapassou a barreira dos dois euros por litro durante 70 dias este ano, tendo o gasóleo tocado níveis semelhantes em 28 dias, com junho a ter os preços mais elevados, segundo dados da DGEG.

Gasolina atingiu 2€/litro durante 70 dias este ano. Qual foi o máximo?
Notícias ao Minuto

08:36 - 28/12/22 por Lusa

Economia Crise/Energia

De acordo com os preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no seu Portal Preços dos Combustíveis Online, o preço mais elevado, de 2,19 euros por litro, no caso da gasolina simples 95, foi atingido no dia 7 de junho, tendo-se mantido por quatro dias.

A gasolina ultrapassou os dois euros pela primeira vez no dia 14 de março, tendo atingido 2,03 euros.

Já no caso do gasóleo simples, o preço máximo que atingiu, na média da DGEG, foi 2,10 euros, no dia 22 de junho, valor que se manteve nos dois dias seguintes. Este combustível ultrapassou os dois euros no dia 28 de março.

O preço dos combustíveis disparou este ano, com o impacto da guerra na Ucrânia a fazer subir o valor do barril do petróleo, que em junho chegou a ultrapassar os 140 dólares.

Os dados da DGEG mostram, no entanto, uma descida gradual que se acentuou este mês, sendo que, no caso da gasolina, no Natal os preços eram de 1,58 euros por litro. O gasóleo custava, na mesma altura, 1,61 euros, um valor acima do preço da gasolina, algo que aconteceu várias vezes também durante o ano.

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,8% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado esta semana pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 26 de dezembro a 01 de janeiro, o preço eficiente (preço médio semanal) antes de impostos é de 0,813 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,012 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,631 euros por litro para a gasolina 95 e nos 1,666 euros por litro para o gasóleo.

Leia Também: Preço da gasolina simples este mês abaixo dos valores do início do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório