Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PRR. Bruxelas dá 'ok' a tranche de 1,8 mil milhões de euros para Portugal

Bruxelas lembra que a 30 de setembro, "Portugal apresentou à Comissão um pedido de pagamento baseado no cumprimento dos 20 marcos e metas".

PRR. Bruxelas dá 'ok' a tranche de 1,8 mil milhões de euros para Portugal
Notícias ao Minuto

11:14 - 16/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia PRR

A Comissão Europeia validou, esta sexta-feira, a tranche no valor de 1,8 mil milhões de euros para Portugal, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

"A Comissão Europeia aprovou hoje uma avaliação preliminar positiva do pedido de pagamento de 1,8 mil milhões de euros de subvenções e empréstimos apresentado por Portugal a título do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o principal instrumento no cerne do NextGenerationEU", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Bruxelas lembra que a 30 de setembro, "Portugal apresentou à Comissão um pedido de pagamento baseado no cumprimento dos 20 marcos e metas enunciados na Decisão de Execução do Conselho para a segunda parcela".

"Estes marcos e metas abrangem reformas nos domínios da gestão de hospitais públicos e da transição digital nos setores público e privado. Alguns marcos e metas dizem igualmente respeito a grandes investimentos nos domínios da saúde, silvicultura, gestão da água, proteção social, inovação, mobilidade sustentável, competências digitais, cultura, finanças públicas e administração pública", pode ler-se na mesma nota. 

Além disso, "juntamente com o seu pedido, as autoridades portuguesas apresentaram elementos de prova pormenorizados e completos que demonstram o cumprimento dos 20 marcos e metas".

"A Comissão avaliou exaustivamente essas informações antes de apresentar a sua avaliação preliminar positiva do pedido de pagamento", pode ler-se. 

De acordo com Bruxelas, "o plano de recuperação e resiliência de Portugal inclui uma vasta gama de medidas de investimento e de reforma repartidas por 20 componentes temáticas".

O plano português, explica, será apoiado por subvenções no valor de 15,5 mil milhões de euros e por empréstimos no valor de 2,7 mil milhões de euros, dos quais 2,2 mil milhões de euros foram pagos a Portugal, em 3 de agosto de 2021, a título de pré financiamento, e 1,16 mil milhões de euros foram pagos em 9 de maio de 2022 a título do primeiro pedido de pagamento.

Leia Também: Horários da Fórmula 1 revelados. Três corridas de madrugada em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório