Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Credit Suisse poderá ter de pagar mil milhões de dólares

As autoridades norte-americanas e o Credit Suisse estão próximos de um acordo no âmbito do qual o banco suiço terá de pagar mil milhões de dólares e declarar-se culpado pelo crime de evasão fiscal nos Estados Unidos.

Credit Suisse poderá ter de pagar mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

05:45 - 06/05/14 por Lusa

Economia Fraude fiscal

A notícia, avançada na edição de segunda-feira do Wall Street Journal, revelava que o acordo estaria iminente e seria concluído juntamente com o departamento de Justiça (DOJ), segundo fontes próximas do processo.

A informação surgiu no dia em que o ministro norte-americano da Justiça, Eric Holder, afirmou que nenhum banco estava "acima da lei", criticando "certas instituições financeiras envolvidas em crimes".

Caso a notícia avançada pelo diário norte-americano venha a confirmar-se, a multa aplicada aos Credit Suiss será maior do que a aplicada em 2009 ao banco suíço UBS (780 milhões de dólares) num caso semelhante de evasão fiscal.

O banco suíço é acusado de ter recebido fundos de clientes milionários nos Estados Unidos, que não foram declarados ao fisco.

Segundo um relatório do senado norte-americano, publicado em fevereiro, o Credit Suisse detinha, em 2006, contas de mais de 22 mil clientes norte-americanos, num montante total de quase 12 mil milhões de dólares, a maioria dos quais não declarados.

O montante exato dos fundos não declarados ao fisco é de 7 mil milhões de euros, segundo revelou o diretor do Credit Suisse, Brady Dougan, que responsabilizou alguns funcionários do banco pela fraude fiscal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório