Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores das indústrias conserveiras em greve na segunda-feira

Os trabalhadores das indústrias de conservas de peixe vão estar na segunda-feira em greve convocada pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).

Trabalhadores das indústrias conserveiras em greve na segunda-feira
Notícias ao Minuto

18:33 - 09/12/22 por Lusa

Economia Greve

A coordenadora da FESAHT, Maria das Dores Gomes, afirmou à agência Lusa que a greve abrange cerca de 4.000 trabalhadores de conserveiras localizadas em Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche e Olhão.

Segundo a mesma fonte, a greve visa reivindicar por aumentos salariais, que não houve em 2022.

"O seu salário [a rondar o salário mínimo nacional] tem de ser revisto, porque os trabalhadores trabalharam mais durante a pandemia para fazer face ao aumento do consumo e as empresas aumentaram as vendas", justificou.

A coordenadora da FESAHT explicou que, durante este ano, as indústrias conserveiras rejeitaram a proposta de aumentos salariais, exigindo em contrapartida aos trabalhadores a cederem a aceitar o trabalho por turnos no Contrato Coletivo de Trabalho, o que foi recusado já que a maioria dos trabalhadores são mulheres.

Em comunicado, a FESAHT alertou que os salários no setor são "muito baixos" e os horários "instáveis e desregulados, não assegurando a conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar dos trabalhadores".

Por falta de contratação de mais trabalhadores, em algumas unidades, "os ritmos de trabalho são cada vez mais intensos e põem em causa a saúde dos trabalhadores e a qualidade do serviço".

No comunicado, é exigido a valorização geral dos salários na contratação coletiva, o combate à precariedade e a negação do aumento dos ritmos de trabalho e a desregulação de horários, com a redução do horário semanal de trabalho para as 35 horas.

Leia Também: Trabalhadores do grupo Águas de Portugal em greve na próxima semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório