Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Participada da EDP Renováveis desenvolve projeto eólico na Califórnia

A Ocean Winds, uma 'joint-venture' da EDP Renováveis (EDPR) e da Engie, vai desenvolver um projeto eólico 'offshore' na Califórnia de dois gigawatts (GW), de acordo com um comunicado divulgado pela empresa.

Participada da EDP Renováveis desenvolve projeto eólico na Califórnia
Notícias ao Minuto

17:23 - 09/12/22 por Lusa

Economia Ocean Winds

Segundo a EDPR, a Ocean Winds e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments), "através da empresa conjunta Golden State Wind detida a 50%/50%, foram escolhidos pelo U.S. Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) para receberem os direitos de gestão de 32,5 mil hectares, onde vão desenvolver um projeto eólico 'offshore' [no mar] na área Morro Bay, ao largo da costa central da Califórnia".

A EDPR detalhou que "a área atribuída é um dos cinco locais ao largo da costa da Califórnia que fizeram parte do leilão" realizado pelo BOEM, sendo que "este leilão é importante por ser o primeiro para projetos eólicos 'offshore' flutuantes no país, e o primeiro para projetos eólicos na costa ocidental dos Estados Unidos".

Na mesma nota, a EDPR disse que, "quando estiver em fase operacional, esta área que a Golden State Wind recebeu pode acomodar aproximadamente dois GW de energia eólica 'offshore', gerando energia suficiente para alimentar o equivalente a 900 mil casas".

Assim, destacou, "este projeto apoiará os EUA e a Califórnia no cumprimento dos seus objetivos de 15 GW de produção eólica 'offshore' flutuante até 2035 no país e cinco GW até 2030 na Califórnia - construindo uma nova indústria local, criando empregos para os californianos e impulsionando a economia local".

A proposta apresentada no leilão pela Ocean Winds e pela CPP Investments inclui o compromisso da Golden State Wind em "investir no desenvolvimento do mercado de trabalho e em iniciativas para promover a cadeia de fornecimento, assim como a trabalhar em estreita colaboração com as principais partes interessadas locais para maximizar os benefícios da emergente indústria eólica 'offshore'".

A Ocean Winds já está "a desenvolver cerca de quatro GW em projetos 'offshore' no nordeste dos EUA: o projeto Mayflower Wind, ao largo da costa de Nova Inglaterra, e Bluepoint Wind, ao largo das costas de Nova Iorque e Nova Jérsia. Este último está a ser desenvolvido na área do leito marinho adjudicado durante o leilão de New York Bight, no início deste ano", recordou a EDPR.

A EDPR lembrou que a Ocean Winds "tem mais de 10 anos de experiência em projetos eólicos 'offshore' flutuantes, sobretudo através do desenvolvimento e operação do Windfloat Atlantic, o primeiro parque eólico 'offshore' flutuante do mundo totalmente operacional em fase comercial", apresentando uma "carteira substancial de projetos flutuantes na Europa e na Coreia do Sul".

Leia Também: EDP Renováveis assegura contrato para projeto eólico nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório