Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Das tabelas do IRS à descida dos combustíveis: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das tabelas do IRS à descida dos combustíveis: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:01 - 10/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana arrancou com a publicação das novas tabelas de IRS, que vão vigorar até maio para que todas as empresas se adaptem ao sistema, altura em que entrará em prática um novo modelo de retenção. Numa altura em que o mau tempo foi destaque, o Governo decidiu apoiar os municípios mais afetados, sendo que os montantes em cima da mesa ainda não foram divulgados. 

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

As alterações ao IRS que chegam em 2023 vão fazer com que um salário de 1.350 euros pague menos 15 euros de IRS, em janeiro, e menos 25 euros, a partir de julho, face ao que paga em 2022. Ao mesmo tempo, o valor a partir do qual os salários e pensões fazem retenção de IRS aumenta em janeiro para 762 euros.

O preço da pescada já custa mais 83% do que antes da guerra na Ucrânia, de acordo com a monitorização semanal de preços da DECO Proteste. Agora, um cabaz de bens alimentares considerados essenciais custa 219,07 euros. 

O apoio aos consumidores industriais de gás natural será feito através dos comercializadores e aplicado a partir de janeiro, com reflexo na fatura de fevereiro, explicou à Lusa o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

A Modelo Continente (MC) vai pagar este mês um apoio extraordinário de até 500 euros aos trabalhadores para mitigar os efeitos da inflação, medida que abrangerá 36.000 pessoas e representará um investimento superior a 15 milhões de euros.

O preço dos combustíveis deverá voltar a descer na próxima semana. As previsões apontam para uma redução de 9,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de sete cêntimos no da gasolina. 

Leia Também: Concorrência dá 'luz verde' a operação de concentração Sonae/NOS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório