Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 20º

Quatro coisas que deve saber antes de contratar um empréstimo online

Se está a ponderar contratar um empréstimo online, antes há algumas informações que deve saber.

Quatro coisas que deve saber antes de contratar um empréstimo online
Notícias ao Minuto

08:30 - 11/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito

Já é possível contratar produtos de crédito através de canais digitais, relembra o Banco de Portugal (BdP), acrescentando que há algumas informações, ainda assim, que os consumidores devem conhecer. 

"Confirme junto do banco se o produto de crédito que pretende contratar está disponível através de canais digitais e conheça as condições exigidas para o efeito. Independentemente do canal de contratação utilizado, as instituições têm de lhe disponibilizar informação clara e completa nas várias fases do contrato e meios para que possa esclarecer todas as suas dúvidas", diz o supervisor da banca. 

Antes de avançar, isto é o que deve ter em conta, segundo o BdP: 

1. Certifique-se de que a instituição está autorizada a conceder crédito. Confirme que a instituição está registada no Banco de Portugal e que está autorizada a conceder crédito. Nunca contrate um crédito com uma entidade não autorizada.

2. Verifique a segurança do site ou da app da instituição. Confirme que o endereço a que pretende aceder se inicia com 'https://' e que aparece um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela. Se tal não acontecer, a página não é segura. Instale apenas aplicações obtidas em lojas de aplicações oficiais. Adote os procedimentos de segurança habituais para proteger o seu computador, tablet ou telemóvel:

  • Mantenha atualizados os programas de antivírus e anti-spyware;
  • Não clique em links nem faça downloads de fontes desconhecidas;
  • Não utilize redes wi-fi públicas ou desconhecidas;
  • Não utilize equipamentos públicos para realizar pagamentos ou outras operações bancárias.
  • Não introduza os seus dados (nome, número de telemóvel, e-mail, número de cartão de cidadão, números de conta bancária ou números de cartões de crédito) em sites que não conheça ou de cuja autenticidade desconfie.

3. Compare diferentes propostas antes de contratar o crédito.

  • Preste informações verdadeiras e completas à instituição e diga claramente qual a finalidade do crédito que pretende contrair. Os diversos tipos de crédito aos consumidores têm diferentes finalidades, prazos e custos associados.
  • Antes de tomar uma decisão sobre o crédito a contratar, compare diferentes propostas.
  • As instituições devem apresentar-lhe com destaque, no ecrã ou na página principal da plataforma de comercialização, informação sobre as caraterísticas fundamentais do crédito, as comissões e eventuais despesas. Esta informação é apresentada em carateres de maior dimensão, caixas informativas, simulações, súmulas ou outros meios similares.
  • Descarregue e leia atentamente a ficha de informação normalizada, documento que apresenta as principais caraterísticas do crédito.
  • Analise com cuidado toda a informação prestada e: Pondere todos os custos do crédito, verificando a TAEG — a taxa anual de encargos efetiva global — e o MTIC — o montante total imputado ao consumidor — das propostas de crédito; Verifique se as propostas de crédito preveem a aquisição de outros produtos. A taxa de juro pode ser mais reduzida, caso aceite adquirir os produtos propostos; no entanto, esses produtos têm habitualmente custos; Tenha atenção ao prazo do empréstimo. Créditos com prazos mais longos têm prestações mais baixas, mas são, geralmente, mais caros.

4. Esclareça todas as suas dúvidas antes de contratar o crédito. "Informe-se sobre os procedimentos aplicáveis. As instituições são obrigadas a apresentar, no ecrã ou na página principal da plataforma de comercialização, as etapas do processo e os elementos necessários à contratação, de modo que seja evidente, desde o primeiro momento:

  • Quais são as várias fases do processo de contratação;
  • Se é necessário utilizar outros canais, dispositivos ou meios de comunicação no decurso do processo de contratação;
  • Quais são os documentos necessários para a contratação do crédito.

As instituições devem prestar-lhe assistência a respeito do crédito, das fases do processo e da documentação necessária, disponibilizando, por exemplo, uma linha de atendimento ou de conversação ao vivo, um chatbot, respostas a perguntas frequentes, uma infografia ou um vídeo explicativo.

Leia Também: Suspensão da comissão nas amortizações? Eis quanto custará ao Estado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório