Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Trabalhadores do grupo Águas de Portugal em greve na próxima semana

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal vão estar em greve na terça-feira, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), por aumentos salariais de 120 euros para todos.

Trabalhadores do grupo Águas de Portugal em greve na próxima semana
Notícias ao Minuto

13:15 - 09/12/22 por Lusa

Economia Águas de Portugal

O sindicato indicou, em comunicado, que "os trabalhadores do grupo Águas de Portugal vão realizar uma greve nacional de 24 horas na próxima terça-feira (dia 13), para exigir, entre outras matérias, o aumento imediato dos salários em 120 euros para todos, e 900 euros de salário mínimo no grupo".

Os trabalhadores exigem ainda "o retomar das negociações, a aplicação global do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e a sua revisão, assim como a atribuição e regulamentação dos subsídios de insalubridade, penosidade e risco, e de transporte".

O STAL referiu que, desde 2009, os trabalhadores do grupo beneficiaram de um aumento de apenas 20 euros, em 2018.

"Recentemente, a administração do grupo AdP avançou com uma proposta, de todo inaceitável, de atualização salarial para este ano de 1,2% (que corresponde à soma dos 0,3% de "aumentos" impostos pelo Governo PS na Administração Pública em 2021 e aos 0,9% em 2022), e que só não é risível porque é profundamente injusta e gravosa para os trabalhadores, que, sobretudo ao longo deste ano, têm enfrentado muitas dificuldades devido à subida brutal do custo de vida e à maior taxa de inflação dos últimos 30 anos", apontou o sindicato.

O STAL diz também que a administração tem vindo a adiar a discussão do caderno reivindicativo apresentado pelos representantes dos trabalhadores, "dando assim prova cabal de que continua a ignorar as reais dificuldades dos trabalhadores e as suas justas e legítimas aspirações".

Adicionalmente, o sindicato lembrou que o grupo apresentou lucros de 83,3 milhões de euros em 2021, um crescimento de 6% face a 2020, e mais de 400 milhões de euros nos últimos 10 anos.

"Não são suficientes para valorizar os trabalhadores?", questionou-se o sindicato, acusando a empresa de direcionar "milhões para os acionistas" e "'migalhas' para os trabalhadores".

Leia Também: TAP diz que (até às 11h00) operou 41 dos 119 voos previstos para hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório