Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Compensar" inflação. Governo reforça bolsas de estudo no ensino superior

Em causa está um reforço das bolsas dos estudantes de ensino superior de 10% para todos os estudantes bolseiros, a majoração em cinco pontos percentuais dos complementos quando esses bolseiros sejam deslocados e um aumento de 50% nas bolsas dos estudantes carenciados para realizar períodos de mobilidade.

"Compensar" inflação. Governo reforça bolsas de estudo no ensino superior
Notícias ao Minuto

09:46 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia bolsas de estudo

O Governo decidiu avançar para um reforço extraordinário das bolsas de ação social, e respetivos complementos, atribuídas aos estudantes de ensino superior, de acordo com um despacho publicado, esta sexta-feira, em Diário da República. O objetivo é "compensar" os efeitos da inflação. 

"Considerando os efeitos da carestia de vida e com o objetivo de compensar o efeito da inflação na perda do poder de compra dos estudantes, o Governo decidiu, com efeitos já em 2022, um reforço das bolsas dos estudantes de ensino superior de 10% para todos os estudantes bolseiros, a majoração em cinco pontos percentuais dos complementos quando esses bolseiros sejam deslocados, e um aumento de 50% nas bolsas dos estudantes carenciados para realizar períodos de mobilidade Erasmus", pode ler-se no diploma.

Esta medida, explica o Governo, "vigorará extraordinariamente neste ano letivo" e "permitirá que todos os estudantes bolseiros tenham a sua bolsa aumentada acima de todas as previsões de inflação existentes, garantindo-se assim que, no mínimo, se mantém o valor real do apoio social que é concedido".

Este apoio adicional - correspondente a 10% do valor da bolsa base anual atribuída - será realizado: 

  • Em dezembro de 2022, aos estudantes que tenham bolsa atribuída nesse momento, correspondente a 10% do montante de bolsa anual definida à data desse pagamento;
  • Em maio de 2023, aos estudantes que tenham bolsa atribuída a partir de 1 de janeiro de 2023, correspondente a 10% do montante de bolsa anual definida à data desse pagamento.

Nessa altura, em maio de 2023, "procede-se ainda a eventuais acertos aos montantes pagos aos estudantes (...) de modo a ajustar os montantes entregues ao valor da bolsa anual atribuída quando a mesma tenha sido recalculada após aquele pagamento".

"O acerto a que se refere o número anterior poderá determinar o pagamento de montantes adicionais aos já entregues ou a devolução de montantes recebidos em excesso", explica o Executivo. 

O diploma do Governo estabelece que o disposto no despacho "aplica-se a todos os requerimentos apresentados para o ano letivo 2022-2023, incluindo os já apresentados à data da sua entrada em vigor".

Leia Também: Greve na TAP? "Não há um caos no aeroporto, mas é inegável o impacto"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório