Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Inflação dos produtos alimentares na OCDE nos 16,1% em outubro

A inflação homóloga dos produtos alimentares no conjunto da OCDE atingiu 16,1% em outubro, mais oito décimas de ponto percentual do que em setembro e o nível mais alto desde maio de 1974, foi hoje anunciado.

Inflação dos produtos alimentares na OCDE nos 16,1% em outubro
Notícias ao Minuto

12:44 - 06/12/22 por Lusa

Economia Inflação

Em outubro, os preços dos alimentos aceleraram em 33 dos 38 países membros, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) num comunicado hoje divulgado.

Em termos homólogos, o aumento foi particularmente acentuado na Turquia (99%), Hungria (42,9%), três repúblicas bálticas - Lituânia (33,7%), Letónia (29,5%) e Estónia (28%) - e Colômbia (27%).

No conjunto da zona euro, o aumento foi um pouco mais moderado (15,5%) e Espanha esteve muito próxima daquela média (15,4%).

Como resultado do aumento dos preços dos alimentos em outubro, a inflação global na OCDE atingiu 10,7%, mais duas décimas de ponto percentual do que em setembro.

Em outubro, 18 dos países membros tinham uma inflação homóloga de dois dígitos e mais uma vez a Turquia estava na liderança com uma taxa de 85,5%, seguida pelas três repúblicas bálticas com taxas acima dos 20%.

Apenas países fora da Europa (como Japão, Coreia do Sul, Austrália, México e Estados Unidos), que são menos afetados pela crise energética resultante da guerra na Ucrânia, bem como França (6,2%), Luxemburgo (6,9%) e Suíça (3%) ficaram abaixo da média.

O aumento dos preços da energia abrandou globalmente na OCDE em outubro, com um crescimento homólogo de 28,1% em comparação com 28,8% em setembro.

No entanto, o aumento homólogo dos preços da energia foi superior a 10% em 35 países membros, com o México (3,2%), Israel (5,5%) e Espanha (8%) a escaparem a esta regra.

Leia Também: Transporte aéreo de passageiros perderá 6.570 milhões em 2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório