Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Proposta salarial da Altice "ainda muito distante" da do sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice em Portugal (STPT) disse hoje que a contraproposta da Comissão Executiva do grupo Altice para as atualizações salariais ficou "muito distante" do pretendido pela estrutura sindical.

Proposta salarial da Altice "ainda muito distante" da do sindicato
Notícias ao Minuto

16:50 - 05/12/22 por Lusa

Economia Altice

Num comunicado, o sindicato recordou que propôs "atualizar os salários em 10,2% e estabelecer um salário mínimo de 1.000 euros a partir de 1 de janeiro de 2023", indicando que a proposta da empresa ficou "muito distante" destes valores.

"Assim, apresentaram no passado dia 29 uma contraproposta que se limita a atualizar salários" em 2% para valores base abaixo de 1.300 euros, "garantindo um vencimento mínimo de 800 euros", e de 1% para valores base superiores a 1.300 euros e inferiores a 2.300 euros.

A gestão propôs ainda 150 "movimentos de evolução profissional, com um mínimo de 5% no valor base".

"Embora seja a proposta inicial, a mesma é já indiciadora dos constrangimentos que a Comissão Executiva irá colocar na negociação, nomeadamente às propostas do STPT", referiu.

"O STPT considera de relevância extrema a evolução da remuneração salarial no incentivo, motivação e alinhamento de interesses dos trabalhadores relativamente à produtividade, rendibilidade e sustentabilidade das empresas do Grupo Altice Portugal, e para tanto entendeu propor um modelo de remuneração inovador, alicerçado na evolução, da taxa de inflação e na progressão do EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações]", segundo a mesma nota.

Além disso, em matéria de evolução profissional, o STPT propõe, por exemplo, "que o trabalhador situado nos níveis de desenvolvimento da categoria, após 3 avaliações de desempenho consecutivas positivas, deve progredir para o nível de desenvolvimento salarial seguinte, com um acréscimo de 5%".

A estrutura sindical considera esta proposta "muito diferente e distante dos 150 movimentos propostos pela Comissão Executiva" para 2023.

De acordo com o sindicato, "haverá mais reuniões de negociações já aprazadas para o dia 12 e 20 de dezembro", sendo que "o STPT espera a abertura necessária por parte da Comissão Executiva ao diálogo e à negociação".

Na semana passada, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), o STT - Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), a Federação dos Engenheiros e o Sindicato de Quadros Das Comunicações (Sinquadros) entregaram à administração do Grupo Altice Portugal um pré-aviso de greve de 24 horas para o dia de 09 de dezembro, pedindo aumentos salariais.

O pré-aviso de greve impacta as empresas MEO Serviços de Comunicações e Multimédia, Altice Portugal, PT Cloud e Data Centerts, Altice Labs, PT ACS - Associação de Cuidados de Saúde, Fundação Portugal Telecom, Portugal Telecom Data Center, PT Contact e PT Sales, Tnord, Sudtel, Field Force Atlântico e Winprovit.

As cinco estruturas sindicais convocaram ainda concentrações junto aos edifícios da Altice em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada para as 14h30 de dia 9 de dezembro.

Leia Também: Trabalhadores da Altice em Portugal pedem aumentos de 10,2% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório