Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Corticeira Amorim aprova distribuição de quase 12 milhões em dividendos

Os acionistas da Corticeira Amorim aprovaram hoje, em assembleia geral extraordinária, o balanço intercalar da sociedade até setembro e a distribuição de um dividendo bruto de nove cêntimos por ação, num total de 11,970 milhões de euros.

Corticeira Amorim aprova distribuição de quase 12 milhões em dividendos
Notícias ao Minuto

13:15 - 05/12/22 por Lusa

Economia Corticeira Amorim

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a corticeira de Mozelos, Santa Maria da Feira, informa ter sido "aprovado, por unanimidade, o balanço intercalar individual da sociedade, reportado a 30 de setembro de 2022", em que foi apurado um resultado líquido de 43,917 milhões de euros, que compara com 31,695 milhões de euros no mesmo período de 2021.

Também aprovada "por unanimidade" foi a proposta de distribuição parcial de reservas distribuíveis no montante de 11,970 milhões de euros (onze milhões, novecentos e setenta mil euros), equivalente ao valor bruto de 0,09 euros (nove cêntimos) por ação, a distribuir pelos acionistas, "na proporção das suas participações", a partir do dia 21 de dezembro.

A este valor corresponde um dividendo líquido de 0,0648 euros por ação no caso de pessoas singulares e de 0,0675 euros no caso de pessoas coletivas.

Para esta proposta, o Conselho de Administração da corticeira teve em consideração que, em 30 de setembro, o balanço individual da sociedade apresentava cerca de 102,190 milhões de euros de reservas distribuíveis e reservas legais no montante de 26,6 milhões de euros.

"O sólido crescimento da atividade e os bons resultados registados ao longo dos últimos exercícios vêm permitindo à Corticeira Amorim gerar 'cash-flows' crescentes, sendo assim possível efetuar uma distribuição de 'reservas' aos senhores acionistas sem colocar em causa a manutenção de uma eficiente e equilibrada estrutura de capitais do grupo Corticeira Amorim", justifica a empresa na convocatória para a reunião magna de hoje.

Segundo se lê no comunicado enviado hoje à CMVM, "o pagamento dos dividendos processar-se-á através da Central de Valores Mobiliários, sendo agente pagador o Banco BPI, S.A.".

"Os senhores acionistas que não tenham ainda procedido à conversão das suas ações tituladas em ações escriturais não poderão exercer o respetivo direito a dividendos até que efetuem a referida conversão, sendo tais dividendos pagos logo que efetuada a conversão", informa.

Conforme acrescenta, "para efeitos de isenção, dispensa de retenção na fonte ou redução da taxa de retenção na fonte de IRS ou de IRC", os acionistas "deverão fazer prova dos factos de que dependem as referidas exceções, até ao dia do início do pagamento dos dividendos, junto do intermediário em que se encontrem registadas as respetivas ações".

Em termos consolidados, o lucro da Corticeira Amorim aumentou 10,6%, para 64,2 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano face ao mesmo período de 2021.

"Após resultados atribuíveis aos interesses que não controlam, a Corticeira Amorim encerrou os primeiros nove meses de 2022 com um resultado líquido de 64,2 milhões de euros, um aumento de 10,6% face ao período homólogo", lê-se num comunicado enviado a 07 de novembro pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No período, as vendas do grupo aumentaram 24,0% em termos homólogos, para 790,3 milhões de euros, refletindo um "impacto significativo" da consolidação, desde 01 de janeiro, das empresas do grupo SACI. Excluindo este efeito, as vendas subiram 10,3%.

Leia Também: Acionistas da Corticeira Amorim votam hoje contas até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório