Sonae revê em alta encaixe e mais-valia da venda da MDS à Ardonagh

A Sonae reviu em alta o encaixe e a mais-valia da venda da participação na MDS ao grupo Ardonagh, para 104 milhões de euros e 79 milhões de euros respetivamente, segundo um comunicado hoje publicado.

sonae

© Shutterstock

Lusa
02/12/2022 20:11 ‧ 02/12/2022 por Lusa

Economia

Mercado

Na nota, divulgada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae revelou que, no seguimento de informação divulgada ao mercado em dezembro do ano passado, a sua "subsidiária Universo" concluiu "a transação de alienação de participação de 50% na MDS" à Ardonagh Global Partners -- Project Macau, Unipessoal Lda.," sendo que esta entidade é detida integralmente pelo Ardonagh Group.

"A transação agora concluída resulta num encaixe de 104 milhões de euros e numa mais-valia de 79 milhões de euros para a Sonae", revelou.

Há um ano, quando anunciou a operação, a Sonae estimava que um encaixe de cerca de 100 milhões de euros e uma mais-valia de perto de 74 milhões de euros.

"Desta transação não resultará qualquer impacto nas receitas consolidadas nem no EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) subjacente consolidado da Sonae, uma vez que o Grupo MDS já era consolidado nas contas" pelo "método de equivalência patrimonial".

Hoje, também grupo Ardonagh anunciou ter concluído a aquisição da multinacional portuguesa de corretagem de seguros MDS.

"O grupo Ardonagh anuncia hoje que, na sequência do anúncio de 23 de dezembro de 2021, a sua subsidiária Ardonagh Overseas Investments Limited concluiu a aquisição do grupo MDS, um corretor de seguros e consultor de gestão de risco no mundo de língua portuguesa e Europa", lê-se num comunicado divulgado hoje.

De acordo com a Ardonagh, "o grupo MDS irá ficar integrado na Ardonagh Global Partners, lançada em janeiro de 2021 para investir em organizações de referência e respetivas equipas de gestão em todo o mundo e, consequentemente, apoiar suas ambições de crescimento".

"A equipa de gestão liderada pelo CEO [presidente executivo] Global do grupo MDS, José Manuel Fonseca, continuará a liderar um plano de crescimento em todos os territórios da MDS", avança.

Fundado há mais de 35 anos e com sede no Porto, o grupo MDS está presente em Lisboa e em mais 13 localidades em Portugal e tem escritórios no Brasil - onde se assume como "a maior corretora independente do país" -, assim como em Angola, Moçambique, Espanha, Suíça e Malta.

"É o único Lloyd's Broker português", destacou ainda o grupo Ardonagh.

Com mais de 1.000 colaboradores, o grupo MDS gere anualmente mais de 900 milhões de euros em prémios de seguro, contando com 1,2 milhões de clientes privados e empresariais.

Além das operações de corretagem e de mediação de seguros, o grupo MDS detém ainda a Highdome PCC, em Malta, que disponibiliza soluções alternativas ao mercado de seguros tradicional, incluindo soluções cativas e de resseguro para grandes clientes; a RCG - Risk Consulting Group, uma empresa especializada em consultoria de gestão de riscos; e a MDS Reinsurance Solutions, uma empresa especializada focada em projetar e fornecer soluções de corretagem de resseguro.

Segundo destaca o grupo Ardonagh, "a MDS também é membro fundador e acionista da Brokerslink, uma empresa global de corretagem fundada pelo grupo e que está presente em 130 países".

Leia Também: Sonae investiu 579 milhões de euros nos últimos 12 meses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas