Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fundo Europeu apoia 33 projetos para combater desinformação em 21 países

O Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF) divulgou hoje no primeiro encontro anual, organizado na Fundação Calouste Gulbenkian, que já apoiou 33 projetos, em 21 países, em apenas um ano de atividade.

Fundo Europeu apoia 33 projetos para combater desinformação em 21 países
Notícias ao Minuto

19:48 - 02/12/22 por Lusa

Economia Fundo Europeu

Paolo Cesarini, membro do conselho de administração do EMIF, explicou no encontro internacional sobre desinformação e 'fact-checking' que o projeto tem um plano definido até 2026 que abrange quatro áreas: o impulsionamento de atividades de 'fact-checking' na Europa, investigações multidisciplinares sobre a desinformação, apoio à investigação sobre a literacia dos media e a capacitação dos cidadãos através de literacia dos media e da informação.

Paolo Cesarini reforçou que a "a verificação de factos é uma parte importante da capacitação e, por isso, é um motivo para a Europa estar preocupada".

O encontro anual do EMIF foi uma iniciativa gerida pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituto Universitário Europeu que apoia projetos de 'fact-checking', investigação e literacia mediática na Europa.

O evento teve o objetivo de apresentar o balanço do primeiro ano de atividade do EMIF e mostrar trabalho de cinco projetos apoiados: Associação Godinhela - investigação e desenvolvimento social, Agência France-Presse (AFP), OKO.press, International Press Institute e a Transatlantic Foundation.

Leia Também: Google financia combate à desinformação online com 12,7 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório