Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2023
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Supervisor do BCE insta bancos a prepararem-se para "impactos adversos"

O presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, instou hoje os bancos da zona euro a preparem-se para "impactos adversos", admitindo uma "possível recessão" devido à vulnerável situação económica, exacerbada pela crise energética.

Supervisor do BCE insta bancos a prepararem-se para "impactos adversos"

"Os bancos têm de se preparar para possíveis impactos adversos do ambiente incerto nos seus negócios", disse Andrea Enria, numa audiência na comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Alertando que a zona euro enfrenta um período de "baixo crescimento e possível recessão", dado o contexto macroeconómico acentuado pela crise energética, o supervisor da zona euro admitiu ser provável que "a qualidade dos ativos se deteriore nos próximos meses", nos bancos da moeda única, razão pela qual irá "acompanhar de perto" o planeamento do capital.

De acordo com Andrea Enria, exemplo disso é o aumento já visível no aumento do crédito malparado, nomeadamente nos segmentos de crédito ao consumo.

"Embora as elevadas taxas de juro e margens estejam a aumentar a rentabilidade dos bancos, também afetam a capacidade dos consumidores altamente alavancados para pagar as suas dívidas ou cumprir as margens de garantia e podem levar a ajustamentos bruscos nos mercados financeiros voláteis", alertou.

Andrea Enria exortou as instituições bancárias da zona euro a "assegurar um nível adequado de conservadorismo", dado que alguns bancos estão a utilizar "pressupostos económicos relativamente favoráveis nos seus cenários adversos", o que se traduz num "impacto moderado nos seus rácios de capital".

Anterior líder da Autoridade Bancária Europeia, Andrea Enria assume desde 2019 o cargo de presidente do Conselho de Supervisão do BCE.

A supervisão bancária europeia é um dos dois pilares da união bancária na União Europeia.

O Mecanismo Único de Supervisão é o sistema de supervisão bancária europeu, juntando o BCE e as autoridades de supervisão nacionais dos países.

Leia Também: "Grande incerteza". Lagarde admite que inflação ainda não esteja no pico

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório