Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-ministro das Finanças do Luxemburgo lidera MEE a partir de hoje

O antigo ministro luxemburguês das Finanças Pierre Gramegna é, a partir de hoje, diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), após o Luxemburgo ter retirado esta candidatura, quando Portugal também o fez com a de João Leão.

Ex-ministro das Finanças do Luxemburgo lidera MEE a partir de hoje
Notícias ao Minuto

06:50 - 01/12/22 por Ana Matos Neves

Economia Pierre Gramegna

Numa reunião realizada à distância na passada sexta-feira, o Conselho de Governadores do MEE, que junta os 19 ministros das Finanças da moeda única, decidiu nomear o luxemburguês Pierre Gramegna para o cargo de diretor executivo do fundo de resgate da zona euro.

A decisão surgiu depois de antes, em setembro, o Governo português ter anunciado que retirou a candidatura do ex-ministro das Finanças João Leão ao cargo de diretor executivo do MEE, num acordo feito na altura com o Luxemburgo, que também abdicou então do seu candidato, Pierre Gramegna.

Tal cedência deveu-se a negociações sem frutos, já que nenhum dos quatro candidatos que se apresentaram ao cargo (incluindo o ex-governante português João Leão) conseguiu, durante meses, reunir 80% dos votos expressos, numa votação realizada por maioria qualificada.

Nesta votação, Portugal tem, por exemplo, um direito de voto de cerca de 2,5%, o que compara com o da Alemanha (26,9%) e de França (20,2%), estes com maior peso e com poder de veto, sendo estas percentagens iguais ao número de ações atribuídas a cada país membro do MEE no capital social autorizado.

O alemão Klaus Regling, que era diretor executivo do Mecanismo desde a criação da instituição, em 2012, terminou o seu mandato no início de outubro.

O Conselho de Governadores do MEE é o órgão máximo de tomada de decisões do organismo, que é composto por representantes governamentais de cada um dos 19 acionistas do mecanismo, os países do euro, com a pasta das Finanças. Portugal está representado pelo ministro da tutela, Fernando Medina.

O diretor executivo do MEE é responsável por conduzir os trabalhos do mecanismo.

Sediado no Luxemburgo, o MEE é uma organização intergovernamental criada pelos Estados-membros da zona euro para evitar e superar crises financeiras e manter a estabilidade financeira e a prosperidade a longo prazo, concedendo empréstimos e outros tipos de assistência financeira aos países em graves dificuldades financeiras.

Leia Também: Liderança do MEE assegurada temporariamente por interino

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório