Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Compras online cresceram 36,2% em 2021. Atingiram 10 mil milhões de euros

Cerca de cinco milhões de portugueses adultos realizaram compras online em 2021, mais meio milhão do que em 2020, segundo os CTT.

Compras online cresceram 36,2% em 2021. Atingiram 10 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

16:22 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia compras online

As compras online de bens e serviços chegaram aos 10 mil milhões de euros em 2021, o que significa um aumento de 36,2% face a 2020, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelos CTT - Correios de Portugal, no relatório 'CTT e-Commerce Report de 2022'. 

"Cerca de cinco milhões de portugueses adultos realizaram compras online em 2021, mais meio milhão do que em 2020, tendo diminuído o gap de adesão das compras online dos consumidores portugueses face aos países mais desenvolvidos da Europa", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Em resposta a esta tendência, "as empresas têm vindo a apostar cada vez mais no online, desviando os seus investimentos publicitários e oferecendo uma experiência de compra online cada mais conveniente a consumidores mais informados e exigentes".

"Este rápido crescimento do e-commerce nos últimos anos, com a pandemia a funcionar como acelerador, gerou um enorme desafio para as marcas, que repensaram toda a sua estratégia online. Antes, a generalidade dos portugueses optava por comprar nas grandes superfícies comerciais (abertos sete dias por semana em horário alargado); atualmente, as compras online entram nos hábitos de compra dos portugueses, resultado na aposta das grandes marcas e novos entrantes, que alargaram a oferta disponível, com soluções de entrega e devolução convenientes para o comprador", pode ler-se. 

Acresce ainda que os "dispositivos digitais assumem uma importância crescente, desde a fase da pesquisa até à compra".

"Os hábitos de compra dos portugueses alteraram-se e hoje mais de metade dos portugueses já compram online com frequência, e revelam um maior envolvimento com as novas tecnologias, obrigando a um repensar de estratégia dos retalhistas, encarando a presença digital como a principal montra da marca e utilizando os espaços físicos como suporte a esse mercado", afirmam os CTT. 

Leia Também: Pelo menos 30 desaparecidos em deslizamento de terras no Brasil

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório