Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Cerca de 33 mil votaram até agora para eleição CGS da ADSE

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025 terminam hoje e até ao final da manhã tinham votado perto de 33 mil dos cerca de 900 mil beneficiários titulares.

Cerca de 33 mil votaram até agora para eleição CGS da ADSE
Notícias ao Minuto

15:35 - 30/11/22 por Lusa

Economia ADSE

Estes valores foram referidos à Lusa pelo secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, citando dados da Comissão Eleitoral, com o sindicalista a lamentar a reduzida participação nestas eleições para o CGE, quer ao nível do voto eletrónico quer do presencial.

"É uma participação muito baixa, por comparação com o que se passou há cinco anos", referiu José Abraão, lembrando que nessa altura cerca de 18 mil beneficiários titulares exerceram o seu direito de voto na escolha dos nomes para os quatro lugares que os representam no CGE, perante o reforço das mesas de voto.

Reportando-se aos mesmos dados, o dirigente sindical precisou que até ao final da manhã de hoje contavam-se cerca de 31 mil votos exercidos por meio eletrónico e cerca de 2 mil através de voto presencial.

As eleições para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE para o triénio 2023-2025, que começaram na segunda-feira, com sete listas candidatas aos quatro lugares de representantes dos beneficiários, terminam hoje.

A maioria das listas admitidas às eleições para o CGS, órgão que é composto por 17 membros, dos quais quatro são representantes dos beneficiários, defende a redução dos descontos para a ADSE, instituto de proteção e assistência na doença dos trabalhadores e pensionistas da administração pública.

As eleições para o CGS arrancaram no dia 28 por voto eletrónico e terminam hoje por voto presencial, segundo uma nota publicada no 'site' da ADSE.

Compete ao CGS emitir parecer sobre as várias matérias relacionadas com a ADSE, sobre objetivos estratégicos, planos e relatórios de atividades e orçamento, bem como supervisionar a atividade do conselho diretivo.

O presidente do CGS, que atualmente é João Proença, é eleito mais tarde pelos 17 membros do CGS, que inclui representantes do Governo. O CGS aprovará ainda um representante dos beneficiários para o Conselho Diretivo da ADSE, onde atualmente está Eugénio Rosa (economista ligado à CGTP).

Leia Também: Eleições para Conselho Geral e Supervisão da ADSE terminam hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório