Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Exportações e importações de turismo sobem 42% e 29% em outubro

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 42% e 29%, respetivamente, em outubro, em termos homólogos, voltando a superar os valores de 2019, o último ano pré-pandemia, divulgou hoje o BdP.

Exportações e importações de turismo sobem 42% e 29% em outubro
Notícias ao Minuto

13:37 - 30/11/22 por Lusa

Economia Banco de Portugal

"Em outubro de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 42% face a outubro de 2021 (após uma variação de 72% em setembro) e um crescimento das importações de 29% (após uma variação de 30% em setembro", refere o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o banco central, estes valores "situam-se acima dos registados em 2019, o último ano pré-pandemia", tendo as exportações correspondido a 117% e as importações a 115% dos respetivos valores observados em outubro de 2019.

Relativamente aos valores acumulados até outubro de 2022, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 114% e 107% do valor então registado.

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o banco central, "esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat".

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de dezembro.

Leia Também: Corte nas pensões pelo fator de sustentabilidade recua para 13,8% em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório