Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Economia cresceu 4,9% no 3.º trimestre face a 2021 e 0,4% em cadeia

O Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de 4,9% no 3º trimestre de 2022 (7,4% no trimestre anterior).

Economia cresceu 4,9% no 3.º trimestre face a 2021 e 0,4% em cadeia
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

A economia portuguesa cresceu 4,9% em termos homólogos e 0,4% em cadeia no terceiro trimestre deste ano, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam a estimativa divulgada em outubro. No trimestre anterior, recorde-se, o produto interno bruto (PIB) tinha aumentado a uma taxa de 7,4%

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no 3.º trimestre, passando de 4,0 pontos percentuais (p.p.) no 2º trimestre, para 2,9 p.p., verificando-se um crescimento ligeiramente menos acentuado do consumo privado e uma diminuição do investimento, determinada pelo comportamento da variação de existências", pode ler-se no relatório do INE. 

O INE nota ainda que "em resultado do crescimento pronunciado do deflator das importações, superior ao observado nas exportações, verificou-se, pelo sexto trimestre consecutivo, uma perda significativa (4,1%) dos termos de troca, embora menos intensa que no trimestre anterior". 

Comparando com o 2.º trimestre de 2022 - em cadeia -, o PIB aumentou 0,4% em volume, mais 0,3 p.p. que o registado no trimestre precedente.

"O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou a positivo, 0,4 p.p. (-0,5 p.p. no 2º trimestre), enquanto o contributo da procura externa líquida passou de positivo (0,6 p.p. no 2º trimestre) a nulo", pode ler-se. 

Para a totalidade do ano, o Governo espera um crescimento de 6,5%.

Leia Também: PIB cresce 4,9% em termos homólogos e 0,4% em cadeia no 3.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório