Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AMP: Tarifário ocasional do sistema Andante será atualizado em 2023

Os bilhetes ocasionais do tarifário intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), serão afinal atualizados em 2023, contrariando uma informação inicialmente avançada pelo presidente, confirmou hoje a Lusa junto de fontes oficiais da AMP.

AMP: Tarifário ocasional do sistema Andante será atualizado em 2023
Notícias ao Minuto

14:45 - 29/11/22 por Lusa

Economia Andante

No dia 22 de novembro, a Lusa noticiou que a AMP tinha decidido manter o preço dos títulos ocasionais Andante em 2023, mas hoje confirmou junto de fontes oficiais da AMP que, ao contrário do anteriormente adiantado, os títulos ocasionais Andante serão atualizados.

Em causa está a Taxa de Atualização Tarifária (TAT) para 2023, que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) definiu ser de até 6,11% e "apenas se aplica a títulos e tarifas de transporte ocasionais", e não aos passes, que mantêm os preços.

A forma como a TAT se repercutirá em cada título ocasional de zona Andante (z2 a z19) está ainda por definir, depois da Comissão Executiva da AMP ter determinado aplicar a taxa de 6,11% "nos serviços de transporte público da sua competência".

De fora ficam os passes mensais, que, de acordo com o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), não sofrerão aumentos.

Mantém-se a alteração aos títulos de bordo adquiridos nos autocarros públicos e privados para 2,50 euros, adiantada pelo presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, à semelhança do que acontecerá na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) em 2023.

Leia Também: AMP assinala "momento de viragem" na qualidade do serviço de autocarros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório