AMP: Tarifário ocasional do sistema Andante será atualizado em 2023

Os bilhetes ocasionais do tarifário intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), serão afinal atualizados em 2023, contrariando uma informação inicialmente avançada pelo presidente, confirmou hoje a Lusa junto de fontes oficiais da AMP.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
29/11/2022 14:45 ‧ 29/11/2022 por Lusa

Economia

Andante

No dia 22 de novembro, a Lusa noticiou que a AMP tinha decidido manter o preço dos títulos ocasionais Andante em 2023, mas hoje confirmou junto de fontes oficiais da AMP que, ao contrário do anteriormente adiantado, os títulos ocasionais Andante serão atualizados.

Em causa está a Taxa de Atualização Tarifária (TAT) para 2023, que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) definiu ser de até 6,11% e "apenas se aplica a títulos e tarifas de transporte ocasionais", e não aos passes, que mantêm os preços.

A forma como a TAT se repercutirá em cada título ocasional de zona Andante (z2 a z19) está ainda por definir, depois da Comissão Executiva da AMP ter determinado aplicar a taxa de 6,11% "nos serviços de transporte público da sua competência".

De fora ficam os passes mensais, que, de acordo com o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), não sofrerão aumentos.

Mantém-se a alteração aos títulos de bordo adquiridos nos autocarros públicos e privados para 2,50 euros, adiantada pelo presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, à semelhança do que acontecerá na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) em 2023.

Leia Também: AMP assinala "momento de viragem" na qualidade do serviço de autocarros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas