Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

CP autorizada a reprogramar compra de máquinas de venda automática

O Governo autorizou a CP a reprogramar a compra de máquinas de venda automática e respetivos serviços de manutenção, até 10,092 milhões de euros, e prolongou de 2026 para 2030 o prazo de execução do contrato.

CP autorizada a reprogramar compra de máquinas de venda automática
Notícias ao Minuto

13:19 - 29/11/22 por Lusa

Economia CP

"O procedimento de contratação que inicialmente se estimava concluir em 2026, tem agora uma estimativa de conclusão em 2030, situação que impossibilita a execução financeira do contrato conforme inicialmente planeado e de acordo com a aprovação do encargo", lê-se na portaria do Governo, hoje publicada, que autoriza a reprogramação.

Por essa razão, argumenta o executivo, é necessário autorizar o reescalonamento dos encargos plurianuais autorizados em março, numa outra de forma a ajustá-los ao período real de execução do contrato, transferindo a sua vigência para os anos de 2022 a 2030, em vez de terminar em 2026 como anteriormente autorizado.

O diploma altera uma portaria publicada em março deste ano, que autorizou a CP - Comboios de Portugal, a proceder à repartição de encargos plurianuais relativos às componentes de investimento e manutenção do procedimento 'Aquisição de máquinas de venda automática e respetivos serviços de manutenção'.

A portaria determina ainda que o encargo que corresponde à componente de investimento, com candidatura a financiamento europeu aprovada, está sujeito a financiamento máximo nacional de 7,212 milhões de euros, não devendo a comparticipação pública nacional ultrapassar um cofinanciamento de 80,49% do montante global do contrato na referida componente.

Leia Também: Sonangol dispersa 30% do capital via oferta pública após cumprir metas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório