Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Rasgar' contrato de telecomunicações? Já pode fazê-lo online

Portal gerido pela Direção-Geral do Consumidor permite aos clientes cessar um contrato com uma determinada operadora de telecomunicações.

'Rasgar' contrato de telecomunicações? Já pode fazê-lo online
Notícias ao Minuto

09:58 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Já foi lançada a Plataforma de Cessação de Contratos de telecomunicações, depois de ter sido publicado, em Diário da República, o despacho que prevê a medida. O portal é gerido pela Direção-Geral do Consumidor e permite aos clientes cessar um contrato com uma determinada operadora.  

"Aqui poderá ter acesso a informações relativas aos seus contratos de comunicações eletrónicas, bem como, caso pretenda, proceder à sua cessação", pode ler-se na plataforma. 

Para já, sublinhe-se, a plataforma só "permite solicitar informação contratual e, querendo, efetuar a denúncia do contrato".

"Esta plataforma destina-se a todos os consumidores (não empresariais) que tenham um contrato de comunicações eletrónicas, com ou sem fidelização, e que queiram cessar o mesmo, através da denúncia", pode ler-se.

O que é a denúncia do contrato?

"Corresponde a uma forma de cessação dos contratos de execução duradoura, sem prazo, não carecendo de apresentação de motivo justificativo. Deve ser efetuada por comunicação da parte que não deseja a subsistência do contrato dirigida à outra parte (declaração de denúncia), com uma antecedência razoável relativamente à data em que se pretende cessar o contrato", pode ler-se no portal.

A criação desta plataforma ficou prevista na Lei das Comunicações Eletrónicas, aprovada em agosto pela Assembleia da República e que transpôs o Código Europeu das Comunicações Eletrónicas (CECE), aprovado em julho pelo parlamento europeu, definindo nomeadamente as situações em que os operadores não podem exigir ao consumidor o pagamento de encargos por incumprimento da fidelização.

Pode consultar mais informações e esclarecer outras dúvidas aqui.  

Leia Também: Plataforma para cancelar contratos de comunicações? Vai funcionar assim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório