O indicador de confiança dos consumidores diminuiu e o indicador de clima económico aumentou em novembro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre setembro e novembro, apenas marginalmente no último mês, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia", pode ler-se no relatório.
De acordo com o INE, "o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em novembro, após ter renovado em outubro o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021".
Já o indicador de clima económico aumentou em novembro, após ter diminuído entre agosto e outubro. "Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram relativamente a outubro", pode ler-se.
"Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria Transformadora, no Comércio e, de forma ligeira, na Construção e Obras Públicas, enquanto nos Serviços este saldo aumentou, embora permanecendo num nível inferior ao máximo da série registado em abril", nota o INE.
[Notícia atualizada às 09h38]
Leia Também: A pensar comprar casa? Três pontos a considerar antes de avançar