Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Confiança dos consumidores cai, mas clima económico sobe em novembro

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre setembro e novembro, ao passo que o indicador de clima económico aumentou em novembro.

Confiança dos consumidores cai, mas clima económico sobe em novembro
Notícias ao Minuto

09:31 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu e o indicador de clima económico aumentou em novembro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre setembro e novembro, apenas marginalmente no último mês, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia", pode ler-se no relatório.

De acordo com o INE, "o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em novembro, após ter renovado em outubro o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021".

Já o indicador de clima económico aumentou em novembro, após ter diminuído entre agosto e outubro. "Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços aumentaram relativamente a outubro", pode ler-se. 

"Os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria Transformadora, no Comércio e, de forma ligeira, na Construção e Obras Públicas, enquanto nos Serviços este saldo aumentou, embora permanecendo num nível inferior ao máximo da série registado em abril", nota o INE. 

[Notícia atualizada às 09h38]

Leia Também: A pensar comprar casa? Três pontos a considerar antes de avançar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório