Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Grande incerteza". Lagarde admite que inflação ainda não esteja no pico

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que ficaria "surpreendida" se a inflação da zona euro já estivesse no pico, pela "grande incerteza" económica, classificando as taxas de juro como "principal instrumento" de combate.

"Grande incerteza". Lagarde admite que inflação ainda não esteja no pico
Notícias ao Minuto

17:05 - 28/11/22 por Lusa

Economia Lagarde

"Gostaria que a inflação tivesse atingido o seu pico em outubro, mas penso que há demasiada incerteza", pelo que "obviamente que me surpreenderia" se isso acontecesse, declarou Christine Lagarde.

Intervindo numa audição na comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a responsável destacou o atual "ambiente de grande incerteza e com choques complexos que afetam a economia", notando que "as decisões do Conselho do BCE continuarão a depender dos dados e a seguir uma abordagem de reunião a reunião".

Certo é que, para Christine Lagarde, "as taxas de juro são, e continuarão a ser, o principal instrumento para combater a inflação".

"Estamos empenhados em reduzir a inflação para o nosso objetivo a médio prazo e estamos determinados a tomar as medidas necessárias para o fazer", sublinhou a responsável, admitindo "aumentar ainda mais as taxas para os níveis necessários de forma a assegurar que a inflação regresse atempadamente ao objetivo de médio prazo de 2%".

Ainda assim, Christine Lagarde adiantou que "o caminho a seguir e a rapidez para lá chegar serão baseados nas perspetivas atualizadas, na persistência dos choques, na reação dos salários e das expectativas de inflação".

A taxa de inflação atingiu, em outubro passado, um pico de 10,6% na zona euro, principalmente 'puxada' pela componente energética, dada a atual crise no setor e a guerra da Ucrânia, cujas tensões geopolíticas pressionaram ainda mais o mercado energético europeu.

Leia Também: Portugal-Uruguai: Siga em direto as incidências da partida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório