Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

(Des)igualdade? Mulheres são menos promovidas a cargos de liderança

As mulheres "continuam a enfrentar uma situação de desigualdade na progressão profissional", revela um estudo divulgado esta segunda-feira.

(Des)igualdade? Mulheres são menos promovidas a cargos de liderança
Notícias ao Minuto

10:03 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

As desigualdades de género mantêm-se e as mulheres são menos promovidas a cargos de liderança, de acordo com o estudo 'Women in the Workplace 2022', elaborado pela McKinsey & Company e pela LeanIn.Org, divulgado esta segunda-feira. 

"A desigualdade de género no mercado de trabalho mantém-se e as mulheres continuam a enfrentar uma situação de desigualdade na progressão profissional", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A análise revela que "um dos maiores obstáculos no caminho para a liderança encontra-se ao nível dos cargos de gestão, onde por cada 100 homens que ascendem a 'manager', apenas 87 mulheres são promovidas para a mesma posição".

"Como resultado, os homens superam, significativamente, as mulheres em cargos de direção e, nos cargos de topo (os chamados C-suite), apenas um em cada quatro lugares é ocupado por uma mulher", pode ler-se na nota divulgada. 

No último ano, 29% das mulheres pensaram em reduzir o seu horário de trabalho, aceitar um cargo menos exigente ou até mesmo deixar de trabalhar, contra 22% dos homens, segundo o mesmo estudo.

"Além disso, 37% das executivas afirmam ter tido um colega de trabalho que conseguiu obter algum reconhecimento profissional, contra 27% dos executivos que afirmam ter vivido a mesma situação, mas ao contrário", pode ler-se.

Para esta análise foram inquiridos mais de 400 mil trabalhadores de 333 organizações que, no seu conjunto, empregam mais de 12 milhões de pessoas.

Leia Também: Marcelo pede a todos que combatam violência contra as mulheres

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório