Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Sul de África. Maior barragem trava produção de energia por falta de água

A Autoridade do Rio Zambeze (ZRA) ordenou no domingo a suspensão, até janeiro, da produção de energia na central de Kariba, que fornece eletricidade à empresa pública do Zimbabué, devido à escassez de água.

Sul de África. Maior barragem trava produção de energia por falta de água
Notícias ao Minuto

00:00 - 28/11/22 por Lusa

Economia Água

O armazenamento de água na barragem, a maior da África Austral, está a 4,6% da capacidade, abaixo dos níveis necessários para realizar operações de produção de energia na central elétrica de Kariba South Bank, explicou a ZRA, que gere a barragem em nome da Zâmbia e do Zimbabué, numa carta divulgada pela Bloomberg.

A ZRA tinha lançado no início deste mês um alerta sobre o declínio acentuado dos níveis de armazenamento, e não esperava uma melhoria até ao primeiro trimestre de 2023, quando os fluxos começam a receber a água acumulada das chuvas dos meses para reabastecer o Kariba, relatou então o portal Bulawayo.

O Zimbabué gera 1.050 megawatts de potência a partir da central elétrica de Kariba, metade da sua capacidade instalada de 2.100 megawatts.

Washington Mareya, diretor-geral em exercício da empresa de eletricidade zimbabueana, apenas disse à Bloomberg que as autoridades estão a trabalhar na questão, segundo a agência noticiosa Europa Press.

JH //CFF

Lusa/fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório