Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Petróleo. Iraque espera preço médio do barril entre 85 e 95 dólares

O Iraque espera um preço médio do barril de petróleo em 2023 entre 85 e 95 dólares, indicou hoje Saduon Mohsen, representante iraquiano na Opep+, em declarações publicadas hoje pela agência noticiosa estatal INA.

Petróleo. Iraque espera preço médio do barril entre 85 e 95 dólares
Notícias ao Minuto

09:56 - 27/11/22 por Lusa

Economia Iraque

Mohsen disse estar "otimista" e "confiante" de que a próxima reunião da OPEP+, onde se decidirá se se vai aumentar ou reduzir a produção, terá em conta a situação no mercado.

"Uma futura decisão de manter a redução atual, adicionar uma nova redução ou aumentar as quantidades produzidas levará em conta a situação do mercado e visará criar um equilíbrio", declarou.

Mohsen realçou que, no ano em curso, o preço médio do barril se situou nos 97 dólares, "o que é um bom valor", e lembrou que, segundo estimativas dos especialistas, o montante irá variar entre os 85 e os 95 dólares (entre 81,62 e os 91,22 euros)

Em outubro passado, a OPEP+, que integra os 23 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 aliados externos, decidiu reduzir a produção em dois milhões de barris diários, apesar das pressões dos consumidores em sentido contrário para obrigar a baixar os preços.

A Arábia Saudita, que lidera o órgão, e outros produtores, como os Emirados Árabes Unidos e o próprio Iraque, defenderam aquela decisão sob o pretexto de que era preciso "estabilizar e equilibrar" o mercado.

"A próxima reunião da OPEP+, de 03 a 04 de dezembro, vai estudar a situação atual e tomar decisões equilibradas", garantiu Mohsen, que também é vice-presidente da SOMO, empresa estatal iraquiana responsável pelas operações de exportação.

Mohsen insistiu que a decisão de reduzir a produção em dois milhões de barris por dia desempenhou "um papel importante na estabilização do mercado global" e que a diminuição abrangeu todos os países em taxas diferentes e de acordo com a quantidade da produção.

O responsável iraquiano lembrou que a produção total da OPEP+ é de 43 milhões de barris/dia, em que o Iraque detém uma quota de 11%.

Segundo dados da SOMO, o Iraque, que possui uma das cinco maiores reservas mundiais de petróleo, exportou cerca de 2.991 milhões de barris/dia até maio, tendo o valor aumentado nos meses seguintes até aos 3.300 milhões de barris/dia em setembro.

Leia Também: EUA pedem desescalada das hostilidades no norte da Síria e Iraque

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório