Meteorologia

  • 07 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Procura emprego. Cinco conselhos para uma pesquisa bem-sucedida

Se está a entrar no mercado de trabalho, este artigo é para si.

Procura emprego. Cinco conselhos para uma pesquisa bem-sucedida
Notícias ao Minuto

08:34 - 27/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

Procurar um emprego pode ser um processo difícil e desafiante, mas o importante é não desanimar e manter-se ativo na procura. A empresa de recrutamento Michael Page apresenta cinco conselhos que podem ser particularmente úteis para quem está agora a entrar no mercado de trabalho.

Tome nota: 

1. Conheça os seus pontos fortes e de melhoria

"Avalie as suas experiências anteriores (por exemplo, projetos académicos, voluntariado, empregos de verão, etc.). Quais as competências que adquiriu? Quais são os seus pontos fortes e o que precisa de melhorar? Questionar-se irá ajudá-lo a identificar qual o tipo de emprego mais adequado às suas competências, capacidades e personalidade."

2. Organize-se

"Uma pesquisa de emprego bem-sucedida exige organização. Planeie os seus dias através da definição de objetivos claros que vão representar várias conquistas na sua pesquisa de emprego (por exemplo: pesquisar, responder a oportunidade, dar seguimento a candidaturas). Registe e organize todas as suas candidaturas (por descrição da função, email de candidatura ou contactos realizados através de redes sociais). Defina também prazos para dar o melhor seguimento. Não se esqueça, um dia bem gerido pode ajudá-lo a manter-se motivado."

3. Peça ajuda  

"Todos nós precisamos de ajuda em algum momento; é por isso que é importante usar a sua network quando está à procura de emprego. Considere pedir recomendações aos seus antigos mentores ou recorrer a redes dos seus pais, amigos ou colegas. Pode também fazer pedidos de contacto em redes sociais profissionais, direcionados a recrutadores ou pessoas estratégicas de uma empresa em que gostaria de trabalhar."  

4. Invista na sua presença online

"Redes sociais, sites de emprego, fóruns: existem muitas ferramentas online que facilitam a pesquisa de emprego. De forma a aumentar a possibilidade de ser identificado por recrutadores, trabalhe no seu CV para que esteja otimizado para os algoritmos usados pelos sites de emprego e redes sociais.

Existem casos de empresas que rejeitaram candidatos devido às suas redes sociais. Atualmente, a gestão da sua presença online é crucial! Assegure-se de que as suas definições de privacidade estão corretas e que nada do que publica online (exemplo: o seu perfil do Facebook, fotografias públicas, etc.) pode impedir que seja considerado por uma potencial chefia."

5. Esteja motivado

"A motivação é o segredo para o sucesso! É mais fácil falar do que fazer, mas tente manter uma atitude positiva ao longo do processo de pesquisa de emprego. Considere cada rejeição como uma oportunidade para melhorar e continuar. No dia da entrevista, destaque a sua personalidade e competências comportamentais."

Leia Também: Emprego? Estas são as áreas mais procuradas em Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório