Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Lares? Via Senior, o portal que quer ajudar famílias a encontrar soluções

A Via Senior é um portal de lares de idosos e residências sénior, que quer ajudar as famílias a encontrarem as soluções mais adequadas às suas necessidades. "Acreditamos que podemos ser, tal como a Amazon para as compras ou o Booking para as férias, a plataforma para quem procura/precisa de uma residência sénior", explica o diretor-geral ao Notícias ao Minuto.

Lares? Via Senior, o portal que quer ajudar famílias a encontrar soluções
Notícias ao Minuto

09:05 - 25/11/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Via Senior

A Via Senior nasceu para ajudar a estabelecer a ponte entre a oferta e a procura ou entre quem está à procura de uma residência sénior e quem tem vagas por preencher. A empresa quer ser como o Booking dos lares de idosos e, por isso, ajuda a encontrar as melhores opções tendo em conta uma determinada pesquisa. 

"A nossa plataforma, de fácil acesso e navegação, permite uma primeira abordagem muito intuitiva, com resultados imediatos. Recorremos com grande sucesso a ferramentas profissionais para dar a conhecer as residências às famílias, que acabam assim por descobrir opções muito adequadas ao que pretendiam que de outra forma não encontrariam", explicou Nuno Saraiva de Ponte, diretor-geral da Via Senior, em declarações ao Notícias ao Minuto

O responsável conta que a Via Senior surgiu da "identificação muito nítida da dificuldade que as famílias têm de encontrar um lar ou residência sénior de qualidade para os seus familiares, adaptado às necessidades do seu idoso, e compatível com o orçamento e localização definidos".

Acreditamos que podemos ser, tal como a Amazon para as compras ou o Booking para as férias, a plataforma para quem procura/precisa de uma residência sénior

Paralelamente, "há muitas instituições que prestam um excelente serviço, com ótimas instalações e pessoal dedicado, mas que não são conhecidas do público em geral, e que precisam portanto de uma maior visibilidade", diz Nuno Saraiva de Ponte, acrescentando que a "informação existente é dispersa e por vezes incompleta". 

"A nossa missão é esta, a de ser a plataforma que permite o encontro entre a procura e a oferta, ao mesmo tempo que oferecemos um serviço de elevada qualidade e precisão às famílias, juntamente com os seus parceiros. Acreditamos que podemos ser, tal como a Amazon para as compras ou o Booking para as férias, a plataforma para quem procura/precisa de uma residência sénior", refere o responsável pela empresa.

Como há vários fatores a ter em conta na escolha de um lar ou residência sénior - que vão desde as necessidades do idoso ao orçamento -, "com o portal da Via Senior é possível ter uma primeira noção das instituições existentes e depois consultar as nossas Assistentes Sociais para as validar".

Nuno Saraiva de Ponte explica que a Via Senior "contribui para uma tomada de decisão muito mais informada e consciente, sem qualquer custo ou compromisso".

Fazemos com que escolha de uma residência sénior seja feita não só de forma segura mas também mais rápida

"Para além da plataforma muito robusta mas simultaneamente de muito simples de navegação, com toda a informação das residências e dos lares, nomeadamente os preços mínimos praticados, temos uma equipa de Profissionais de Geriatria, composta por Assistentes Sociais e Médicos, que analisam de forma mais fina as necessidades do idoso em questão a fim de validarem as melhores opções: sempre sem qualquer custo para as famílias – a nossa plataforma é suportada pelas residências", explica. 

A Via Senior permite ainda saber a disponibilidade de cada instituição, em termos de "vagas para entrada imediata". "Desta forma, fazemos com que escolha de uma residência sénior seja feita não só de forma segura mas também mais rápida", conclui.

A plataforma online da Via Senior tem, atualmente, 2.589 residências, "em linha com o número de ERPIs (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) com Alvará, outorgados pela Segurança Social".

"Dentro destas residências, espalhadas de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas, temos as de âmbito lucrativo e as IPSS, incluindo as Misericórdias", detalhou Nuno Saraiva.

Portugal tem todas as condições para atrair reformados que querem passar a última fase da sua vida nestas instalações

As residências sénior e os lares não são, contudo, um fim em si mesmo e a Via Senior tenciona ir mais longe: "Com a evolução da oferta, teremos novos produtos e novas soluções".

"No fundo, a indústria começou com os clássicos lares de idosos, evoluiu depois para as residências séniores - associadas a infraestruturas mais modernas e completas, e teremos no futuro, a par destas, os chamados resorts séniores, para idosos com maior mobilidade e maior exigência também em termos de equipamento e recursos oferecidos, em linha com o que já se faz noutros países há vários anos", adianta Nuno Saraiva.

Na opinião do diretor-geral da Via Senior, "Portugal tem todas as condições para atrair reformados que querem passar a última fase da sua vida nestas instalações".

Leia Também: "Temos vidrões e velhões. Depositamos os velhos no lar e deixamo-los lá"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório