Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Clima empresarial na Alemanha melhora em novembro

A confiança das empresas melhorou na Alemanha em novembro à medida que o pessimismo das empresas em relação aos próximos seis meses diminuiu, o que significa que a recessão poderia ser menos severa do que muitos esperavam.

Clima empresarial na Alemanha melhora em novembro
Notícias ao Minuto

11:15 - 24/11/22 por Lusa

Economia Ifo

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (Ifo) em toda a Alemanha subiu para 86,3 pontos em novembro, contra 84,5 pontos em outubro.

"Embora as empresas estivessem menos satisfeitas com os seus negócios em curso, o pessimismo em relação aos próximos meses diminuiu acentuadamente. A recessão pode ser menos severa do que muitos esperavam", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial aumentou significativamente porque as empresas estão menos pessimistas quanto ao futuro, embora tenham avaliado pior a sua situação atual.

As novas encomendas caíram novamente e a incerteza sobre o desenvolvimento empresarial diminuiu um pouco, embora se mantenha elevada.

A incerteza aumentou mais nas empresas de energia intensiva.

A confiança das empresas melhorou fortemente no setor dos serviços. Os prestadores de serviços estavam menos pessimistas quanto aos próximos meses, mas menos satisfeitos com a sua situação atual.

No comércio, a confiança empresarial voltou a aumentar à medida que as empresas avaliavam melhor a sua situação atual e aumentavam as suas expectativas.

No entanto, metade das empresas continua pessimistas em relação aos próximos seis meses.

No setor da construção, a confiança empresarial melhorou depois de as empresas considerarem a sua situação atual muito melhor e as suas expectativas recuperarem um pouco, embora sejam pessimistas.

O número de novas encomendas caiu novamente no setor da construção.

Leia Também: Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório