Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Precisa de um medicamento que não há na farmácia? Esta linha pode ajudar

Linha telefónica 1400 revela onde e quando é que um determinado medicamento estará disponível.

Precisa de um medicamento que não há na farmácia? Esta linha pode ajudar
Notícias ao Minuto

07:46 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Farmácia

O Infarmed já reconheceu que há "situações pontuais" de falta de medicamentos, apesar de, neste momento, todos terem uma alternativa no mercado. Se precisa de um medicamento que não encontra na farmácia, a linha telefónica 1400 pode ajudar. 

"A linha 1400 permite encontrar uma farmácia que possa dar resposta a medicamentos de disponibilidade reduzida. Pode fazer o pedido de pesquisa por chamada telefónica ao ligar 1400 ou online ao preencher o formulário", explica a DECO Proteste

Vale sublinhar, ainda assim, que o pedido de pesquisa só está disponível para medicamentos sujeitos a receita médica, "pelo que deve ter a guia de tratamento consigo enquanto preenche o formulário".

"Posteriormente, o serviço entrará em contacto consigo para informar sobre onde e quando o medicamento estará disponível", adianta a organização de defesa do consumidor. 

Além disso, a linha 1400 permite também obter informações sobre farmácias com serviço de 24 horas e encomendar ou reservar medicamentos para evitar deslocações desnecessárias.

Na semana passada, recorde-se, o ministro da Saúde assegurou que todos os medicamentos em falta nas farmácias têm substitutos e adiantou que está a trabalhar com as entidades envolvidas neste processo para criar alternativas que mitiguem o número e a frequência destas faltas.

Também o Infarmed garantiu ao Notícias ao Minuto que, depois de terem sido reportados vários casos de escassez de medicamentos nas farmácias portuguesas, "neste momento, não há nenhum medicamento em rutura em Portugal que não tenha alternativa disponível".

Leia Também: Ministro diz que é preciso perceber causas do maior consumo de antibióticos

 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório