Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Entregar declaração do IRS? Quase metade dos portugueses pede ajuda

Quase metade dos portugueses pede ajuda a um "familiar, amigo ou contabilista" para entregar a declaração do IRS, revelam dados do INE.

Entregar declaração do IRS? Quase metade dos portugueses pede ajuda
Notícias ao Minuto

08:30 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Mais de 45% dos portugueses pedem ajuda para entregar a declaração do IRS, de acordo com o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias, divulgado pelo INE, na segunda-feira. 

"A maioria das pessoas indicam que a declaração do IRS foi entregue através de website, quer tenha sido a própria a fazê-lo (29,1%), quer tenha sido outra pessoa, por exemplo um familiar, amigo ou contabilista (45,7%)", pode ler-se no relatório do INE

Os dados revelam que a entrega da declaração de IRS através da internet pelo próprio é mais frequente na Área Metropolitana de Lisboa (37,9%) e nas regiões Centro (30,6%) e Algarve (30,2%).  

O relatório do INE permite também concluir que mais de 88% das famílias portuguesas têm ligação à internet em casa, sendo que 84,6% possuem uma ligação de banda larga.

Notícias ao Minuto Mais de 45% dos portugueses pedem ajuda para entregar a declaração do IRS© Reprodução do relatório do INE  

Realizado entre junho e agosto de 2022, o inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação pelos agregados familiares registou, assim, aumentos face a 2021 de 0,9 pontos percentuais na conexão à Internet e de 0,5 pontos percentuais na ligação por banda larga, respetivamente, assinalando um abrandamento do crescimento nestes aspetos relativamente aos anos anteriores.

Em relação à média dos 27 Estados-membros da União Europeia na ligação por banda larga, que foi de 90% em 2021 (estatística mais recente disponível), Portugal permanece aquém do valor comunitário, apesar da diminuição da distância, que era de 10 pontos percentuais em 2019 e de 7,3 em 2020.

Leia Também: Será possível consignar 0,5% do IRS a associações juvenis e de estudantes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório