Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Carlos Costa? "Não li o livro, nem vou ler e também não o quero comentar"

Ministro das Finanças considera que comentar o livro 'O Governador' seria dar a sua opinião "sobre o mandato de Carlos Costa e a sua personalidade".

Carlos Costa? "Não li o livro, nem vou ler e também não o quero comentar"
Notícias ao Minuto

13:48 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Ministro das Finanças

O ministro das Finanças, Fernando Medina, recusou-se, esta segunda-feira, a fazer comentários sobre o livro 'O Governador', do jornalista Luís Rosa, adiantando que nem se quer tenciona ler a obra. 

"O que eu posso dizer é que não li o livro, nem vou ler e também não o quero comentar, porque se tivesse que comentar era dar a minha opinião sobre o mandato de Carlos Costa e a sua personalidade", disse Medina, à margem da CNN Portugal International Summit.

No entanto, questionado sobre a referência do ex-governador a uma manifestação à porta de sua casa, que diz ter sido autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, na altura liderada por Fernando Medina, como forma de pressão por parte do PS, Medina disse que "não fazia a mínima ideia que isso lá estava".

"As Câmaras Municipais não têm poder para proibir ou autorizar manifestações, ao abrigo da Constituição portuguesa. [...] Não sabia, aliás, que essa tinha acontecido. O direito a manifestações sempre existiu. Se calhar, esse é mais um dos equívocos que esse livro contém", considerou o ministro das Finanças.

O primeiro-ministro, António Costa e o antigo governador Carlos Costa, depois de o antecessor de Mário Centeno se ter afirmado alvo de pressões por parte de António Costa para não retirar Isabel dos Santos do BIC.

As revelações constam do livro 'O Governador', que resulta de um conjunto de entrevistas do jornalista do Observador Luís Rosa a Carlos Costa, que liderou o Banco de Portugal entre 2010 e 2020, e tem provocado polémica na última semana.

Ainda na CNN Portugal International Summit, o ministro das Finanças disse que o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) "tem uma base neutra", o que significa que "não é uma política expansionista, mas também não é de retenção".

Leia Também: 'O Governador'. Reação de Costa revela "expetativa de um lugar na Europa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório