Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Apritel: Portugal "lidera descida dos preços de banda larga fixa"

A associação dos operadores de comunicações eletrónicas Apritel reiterou, mais uma vez, hoje que Portugal lidera a descida dos preços de banda larga fixa na Europa, tendo recuado 19,9% em outubro, em termos homólogos.

Apritel: Portugal "lidera descida dos preços de banda larga fixa"
Notícias ao Minuto

13:05 - 21/11/22 por Lusa

Economia Apritel

Os dados mais recentes do Eurostat relativas a outubro de 2022 "demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas", refere a Apritel, em comunicado.

Ou seja, "Portugal lidera na descida dos serviços de Internet fixa", adianta, referindo que, "na variação homóloga", o preço para estes serviços "diminuiu 19,9%", enquanto na União Europeia a 27 (UE 27) "se registou um aumento de 0,4%".

Ora, "num contexto de aumento generalizado dos preços na economia, com uma inflação de 10,1% no mês de outubro, os serviços de comunicações nacionais contribuem para uma menor pressão inflacionista na economia nacional, por via de uma evolução abaixo da inflação verificada", acrescenta a Apritel.

Face ao mês anterior, "o índice dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas caiu em Portugal 0,6%".

No comunicado, a Apritel volta a alertar que "os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos, e com as devidas precauções".

Estes "enviesamentos da análise são tanto maiores quanto maior for a série temporal, na medida em que o IHCP altera os pesos de cada componente, de ano para ano, o que impõe limitações às conclusões que podem ser retiradas de séries históricas longas do mesmo índice", argumenta a Apritel, justificando que esse tipo de "análise apenas releva para avaliações macroeconómicas, como as da inflação, para as quais o IHCP foi criado".

Leia Também: Financiamento do Estado foi negativo em 4.100 milhões até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório