A subida dos preços não dá tréguas e para muitas famílias já está a ser complicado pagar todas as despesas. Enquanto a taxa de inflação não desacelera, a alternativa é olhar para todas as despesas e perceber onde é que se pode cortar alguns gastos - isto é, se for possível.
Neste âmbito, há uma ferramenta que pode ajudar: a calculadora da inflação pessoal, que "determina a sua taxa de inflação individual com base nos seus hábitos de consumo".
"Pode comparar a sua taxa de inflação pessoal com o IHPC [Índice Harmonizado de Preços no Consumidor] e ver qual é o impacto dos bens e serviços que normalmente compra na sua taxa de inflação", pode ler-se na plataforma.
O IHPC, recorde-se, "baseia‑se num cabaz médio de bens e serviços que reflete as despesas de todas as famílias na área do euro", mas "os hábitos de despesa de cada família são diferentes".
"Isto significa também que reagem de maneiras distintas à variação dos preços de cada um dos bens e serviços. A calculadora da inflação pessoal permite‑lhe ficar a saber qual é a sua taxa de inflação e compará‑la com a taxa de inflação oficial do seu país", pode ler-se no site Estatísticas da Área do Euro, onde é disponibilizada a funcionalidade em questão.
Leia Também: Crise. Franceses recorrem cada vez mais a ajuda alimentar