Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Será possível consignar 0,5% do IRS a associações juvenis e de estudantes

A portaria entra em vigor a 1 de janeiro de 2023, o que significa que a consignação do IRS para as associações em questão já pode ser feita no próximo ano. 

Será possível consignar 0,5% do IRS a associações juvenis e de estudantes
Notícias ao Minuto

10:06 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Foi publicada esta quinta-feira, em Diário da República, uma portaria que regulamenta a consignação de uma quota equivalente a 0,5 % do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) a associações juvenis, de caráter juvenil ou de estudantes

A portaria entra em vigor a 1 de janeiro de 2023, o que significa que a consignação do IRS para as associações em questão já pode ser feita no próximo ano. 

"Considerando a importância do associativismo jovem, a Lei n.º 57/2019, de 7 de agosto, veio prever a possibilidade de os contribuintes poderem destinar a uma associação juvenil, de caráter juvenil ou de estudantes escolhida pelo sujeito passivo, uma quota equivalente a 0,5 % do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares", pode ler-se no despacho. 

Deste modo, "importa assim, à semelhança do que ocorre quanto a outras consignações de IRS já existentes, regulamentar este regime, definindo os procedimentos a observar pelas entidades que dele pretendam beneficiar". 

As associações juvenis, de caráter juvenil ou de estudantes que pretendam ser elegíveis para beneficiar da consignação da quota equivalente a 0,5 % do IRS liquidado com base nas declarações anuais, deverão, junto do Instituto Português do Desporto e Juventude:

  • Fazer prova do respetivo reconhecimento como associação juvenil, de caráter juvenil ou de estudantes; e
  • Requerer a inscrição como entidade elegível para tais efeitos.

Além disso, "apenas são elegíveis para beneficiar da consignação as entidades que cumpram a totalidade dos requisitos para reconhecimento e produção de efeitos estabelecidos" na lei.

Leia Também: Madeira. Reduções de IRS no 3.º e 4.º escalões custarão 17,5 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório