Descontos à porta? "Evite compras por impulso" e planeie gastos (assim)
Utilize o simulador do orçamento familiar para controlar melhor as suas despesas.

© Shutterstock

Economia Poupança
O final do mês traz a Black Friday e, por isso, aproximam-se vários descontos. Contudo, dado o contexto económico atual, é fundamental evitar compras por impulso e planear bem os gastos.
"Aproxima-se a Black Friday, com o anúncio de descontos atrativos. Evite fazer compras por impulso e faça um planeamento dos seus gastos para este mês", recomenda o portal de literacia financeira Todos Contam.
Para este planeamento pode utilizar o simulador do orçamento familiar, que está disponível na mesma plataforma e "permite calcular a diferença entre rendimentos e despesas". Além disso, permite também "avaliar o peso dos encargos financeiros no total dos rendimentos (taxa de esforço)".
"Para obter resultados corretos é importante que os valores inseridos em cada rubrica sejam o mais exatos possível. Quanto mais rigorosos os dados introduzidos, mais realistas e úteis serão os resultados obtidos. Os rendimentos ou despesas cujo valor exato não é conhecido devem ser estimados e considerados pelo valor que se admite mais se aproxima do real", pode ler-se no mesmo portal.
Leia Também: Especial Black Friday. Saldos e promoções são diferentes? Há coimas?
Comentários
Regras de conduta dos comentários