Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Estudo. Metade dos portugueses quer reduzir gastos na época de Natal

Quantos presentes os portugueses vão comprar? E quanto vão gastar? Fique a par das conclusões do estudo da Netsonda.

Estudo. Metade dos portugueses quer reduzir gastos na época de Natal
Notícias ao Minuto

07:24 - 15/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Prendas de Natal

Metade dos portugueses (52%) pretendem reduzir este ano os gastos que têm normalmente com o Natal, tendo em conta a subida generalizada dos preços, de acordo com as conclusões de um estudo da Netsonda, divulgado na segunda-feira. 

O estudo, baseado num inquérito "junto de uma amostra de 1.000 inquiridos representativos da população portuguesa entre os 18 e os 65 anos", concluiu que "três em cada quatro já começaram as compras de Natal ou pretendem fazê-las durante o mês de novembro, sendo que 14% considera iniciar estas compras durante a Black Friday".

"A intenção de reduzir custos durante a época festiva é mais expressiva junto de quem tem filhos, crédito habitação, rendimentos até aos 1.600 euros líquidos por agregado familiar ou é responsável por pagar contas de eletricidade, gás e água", destacou a Netsonda.

E mais: "A grande maioria dos portugueses reconhece que a subida dos preços registada em Portugal é um fator que vai influenciar o número de presentes que vai comprar e o dinheiro que vai gastar nos mesmos", indicou, sendo que, "ao comparar com o ano passado, 29% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 44% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos".

Quantos presentes vão comprar? E quanto vão gastar? 

No estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram a intenção de comprar, em média, cerca de nove presentes de Natal e gastar cerca de 217 euros no total de presentes.

"Os presentes estarem à venda num sítio onde é cómodo comprar (loja próxima, online) é importante para sete em cada 10 portugueses. 57% planeia comprar os presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% quer fazer as compras de Natal exclusivamente em lojas físicas", pode ler-se no mesmo comunicado. 

O estudo revela ainda que mais de 90% dos portugueses estão "bastante preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, nos preços da energia e com a subida do preço dos combustíveis". Além disso, a "subida dos juros do crédito habitação é também uma grande preocupação para 91% dos detentores deste tipo de crédito".

Leia Também: Dados do Eurostat e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório