Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Diferenças nas previsões de crescimento? "Visão pessimista" de Bruxelas

O ministro das Finanças disse hoje que as diferenças de previsões de crescimento entre o Governo e a Comissão Europeia para o próximo ano resultam de uma posição mais pessimista do executivo comunitário para a procura externa líquida.

Diferenças nas previsões de crescimento? "Visão pessimista" de Bruxelas
Notícias ao Minuto

17:23 - 11/11/22 por Lusa

Economia Ministro das Finanças

A posição de Fernando Medina foi transmitida durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023, quando questionado pela deputada da Iniciativa Liberal Carla Castro sobre as previsões divulgadas hoje por Bruxelas.

Fernando Medina explicou que a diferença de 0,7 pontos percentuais (p.p.) entre as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Comissão Europeia, divulgadas hoje, e do Governo "resultam da diferença da procura externa líquida dirigida à economia portuguesa".

O ministro da tutela sublinhou que tal resulta de uma "visão mais pessimista da Comissão Europeia do impacto externo" e destacou que o executivo português, por seu lado, tem verificado que o setor exportador "se tem aguentado".

A Comissão Europeia reviu hoje em ligeira alta o crescimento do PIB português para este ano, para 6,6%, mas antecipa que em 2023 cresça somente 0,7%, muito abaixo das suas anteriores projeções e do que as de Lisboa, que espera um crescimento do PIB português de 1,3%.

Ainda em resposta à deputada da Iniciativa Liberal, Fernando Medina sustentou que a Comissão Europeia estima que Portugal continuará a crescer em 2023 e acima da zona euro, com, disse, "um diferencial maior do que aquele que já teve".

Medina apontou ainda que a Comissão Europeia prevê que a taxa de desemprego em Portugal se mantenha estável, naquele que classificou como um "elemento da maior importância económica e social para 2023", e a previsão de redução do peso da dívida pública.

Leia Também: Medina alerta que "choque de preços continuará a marcar a vida de todos"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório