Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portal da Queixa: Hospitais e maternidades lideram reclamações na saúde

Má qualidade do atendimento, problemas com consultas e falta de medicamentos estão entre os principais motivos.

Portal da Queixa: Hospitais e maternidades lideram reclamações na saúde
Notícias ao Minuto

09:22 - 10/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Portal da Queixa

O Portal da Queixa registou um aumento do número de reclamações dirigidas ao setor da saúde, com os hospitais e maternidades a liderar. Má qualidade do atendimento, problemas com consultas e falta de medicamentos estão entre os principais motivos.

"Desde o início do ano, já foram dirigidas às entidades de saúde públicas e privadas quase 5.000 reclamações, um crescimento de 65% face a 2019", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. "Os hospitais e maternidades lideram o número de queixas e o sistema privado é o mais reclamado, com 62% das queixas", é ainda referido. 

Entre os dias 1 de janeiro e 9 de novembro de 2022, o Portal da Queixa registou 4.927 reclamações dirigidas ao setor da saúde, o que representa um crescimento de 65% face a igual período de 2019, ano pré-pandemia, onde se registaram 2.983 queixas. 

"Entre os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa estão: a falta de qualidade do atendimento (34% das queixas); problemas com consultas, nomeadamente, cancelamentos e atrasos (19%); questões relacionadas com pagamentos, taxas e reembolsos (13%); e a falta de medicamentos (6%)", pode ainda ler-se. 

Os hospitais e maternidades absorvem a 'maior fatia', com 939 queixas, um acréscimo 29% em relação ao período homólogo de 2021, onde se verificaram 727 queixas. Seguem-se os planos de Saúde, que receberam 543 queixas, e as farmácias e parafarmácias, que contabilizam já três centenas de queixas. 

Leia Também: Vacinação contra a Covid-19 a partir dos 50 anos vai avançar em breve

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório