Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2022
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 16º

Gasóleo mais barato hoje e carga fiscal desceu. Onde custa menos atestar?

O Governo reduziu a carga fiscal sobre os combustíveis, este mês, uma vez que os preços têm vindo a aumentar. 

Gasóleo mais barato hoje e carga fiscal desceu. Onde custa menos atestar?
Notícias ao Minuto

07:56 - 07/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis devem registar comportamentos mistos, esta segunda-feira, com o gasóleo a ficar quatro cêntimos por litro mais barato, mas a gasolina a ficar dois cêntimos e meio mais cara. Estas variações ocorrem numa altura em que o Governo reduziu a carga fiscal sobre os combustíveis, uma vez que os preços têm vindo a aumentar. 

No domingo, dia 6 de novembro, o gasóleo simples custava, em média, 1,926 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,803 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

O Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vai reduzir-se em 3,8 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,4 cêntimos na gasolina em novembro, anunciou o Ministério das Finanças na semana passada, devido à subida do preço dos combustíveis.

Em comunicado divulgado no final da semana passada, o Ministério das Finanças adianta que "tendo em conta a evolução recente de variação do preço do gasóleo e da gasolina", as medidas temporárias que têm estado em vigor para mitigar o aumento de preços, "resultam numa redução da carga fiscal de 3,8 cêntimos por litro de gasóleo e de 1,4 cêntimos por litro de gasolina".

Em causa o mecanismo que reflete no ISP o equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% nos combustíveis e o mecanismo de compensação que reduz na taxa do ISP a receita adicional do IVA decorrente da variação dos preços de venda ao público.

"Considerando todas as medidas em vigor, incluindo a suspensão da atualização da taxa de carbono, a diminuição da carga fiscal é de 32,1 cêntimos por litro de gasóleo e 27,6 cêntimos por litro de gasolina", adianta o mesmo comunicado, precisando que a descida agora anunciada será aplicada a partir de 07 de novembro.

O desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% estava previsto vigorar até 04 de setembro, mas foi entretanto prolongado até ao final do ano.

"Tal como anunciado, as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis mantêm-se em vigor em novembro, continuando o Governo a apoiar todos os consumidores através de uma redução nos impostos sobre os combustíveis", refere o comunicado do Ministério liderado por Fernando Medina.

A mesma informação sublinha que o valor do desconto na carga fiscal dos combustíveis (ISP+IVA) "deverá ainda ser atualizado e constar, a título de menção obrigatória, devidamente identificado" nas faturas.

Com esta medida, os consumidores podem verificar nas suas faturas qual o valor do desconto em sede de ISP e IVA por cada litro de gasóleo ou gasolina abastecido, sedo que, "esta referência não inclui a suspensão da taxa de carbono (de 6,2 cêntimos de desconto por litro de gasóleo e 5,7 cêntimos de desconto por litro de gasolina)".

Onde é mais barato abastecer? 

Notícias ao Minuto Os postos de abastecimento mais económicos© Reprodução do site da DGEG  

Leia Também: Novembro. Carga fiscal diminui 3,8 cêntimos no gasóleo e 1,4 na gasolina

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório