Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

BPI tem analisado "várias soluções" para venda do BFA

O presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, afirmou hoje estar tranquilo em relação à venda do Banco Fomento de Angola, indicando que a instituição financeira mantém contactos com as autoridades angolanas e tem analisado várias soluções.

BPI tem analisado "várias soluções" para venda do BFA
Notícias ao Minuto

14:48 - 04/11/22 por Lusa

Economia BPI

"Mantemos um contacto forte com as autoridades angolanos e com o Banco Nacional de Angola. Temos vindo a analisar várias soluções, mas neste momento não temos nada de novo para apresentar, pelo menos por agora", disse João Pedro Oliveira e Costa, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do BPI até setembro, em Lisboa.

O BPI tem 48,1% do Banco Fomento Angola (BFA) desde o início de 2017, quando vendeu 2% do angolano à operadora Unitel por imposição do Banco Central Europeu (BCE).

João Pedro Oliveira e Costa vincou que o BPI está "tranquilo" relativamente a esse tema.

"Temos informado o Banco Central Europeu (BCE) de todos os movimentos que temos vindo a fazer, de todas as situações. O BCE e o Banco de Portugal estão totalmente informados sobre todas as situações que têm surgido", disse.

Salientou que "o BFA é um banco muito relevante no sistema financeiro angolano", pelo que, defendeu, é necessário "ter um sentido de responsabilidade".

"As ligações entre Portugal e Angola são muito importantes e não podemos ter aqui uma situação extemporânea", disse.

Em maio, aquando da apresentação de resultados do primeiro trimestre, o CEO do BPI admitiu que a entrada em bolsa do BFA poderá ser "uma das soluções" para a redução da sua posição.

"Se for conveniente e se nós entendermos, juntamente com o nosso parceiro [Unitel], que a abertura do capital em bolsa em Angola é uma possibilidade -- e encaramos com bons olhos essa possibilidade, claramente -- também poderá ser essa uma das soluções para a situação que nós temos", afirmou.

Já em julho, durante a apresentação de resultados do segundo trimestre, indicou que não tinha encontrado ainda comprador para a participação no BFA, mas garantiu que iria seguir as diretivas europeias e diminuir a exposição a Angola.

"Não encontrámos um comprador (...), é uma posição financeira que não consolida, não temos nenhum plano de expansão em África" e "no dia que concretizarmos a saída de Angola, saímos", disse.

Leia Também: BPI vai cumprir com "responsabilidade" medida de renegociação de crédito

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório