Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

BPI vai cumprir com "responsabilidade" medida de renegociação de crédito

O presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, garantiu, esta sexta-feira, que o banco irá cumprir com "responsabilidade" a medida aprovada pelo Governo de renegociação, que, disse, irá abranger uma componente significativa da carteira de crédito da instituição.

BPI vai cumprir com "responsabilidade" medida de renegociação de crédito
Notícias ao Minuto

12:59 - 04/11/22 por Lusa

Economia BPI

A posição de João Pedro Oliveira e Costa foi transmitida durante a apresentação de resultados do BPI até setembro, em Lisboa.

"Iremos dar resposta com grande sentido de responsabilidade", garantiu, sublinhando que a instituição compreende que se está "a viver um momento delicado", pelo que irá "colaborar" e "cumprir a lei".

Em causa está a medida aprovada pelo Governo que define que a renegociação dos créditos à habitação pode ser feita quando a taxa de esforço atinja os 36% ou quando se verifique um agravamento de cinco pontos percentuais.

Quando questionado sobre o impacto da medida para o BPI, João Pedro Oliveira e Costa considerou que "obviamente que terá um impacto significativo".

"Irá exigir do lado do banco um esforço adicional significativo, como penso que irá exigir a todo o setor. Haverá uma componente muito significativa da carteira de crédito habitação que vai ser abrangida pelo decreto-lei", afirmou.

Para João Pedro Oliveira e Costa, será "suficientemente significativa" para o banco "dar prioridade a esta situação".

Escusando-se a entrar em números detalhados, antecipou que os créditos mais recentes -- "dos últimos seis, sete anos, os que têm prazos mais longos" -- serão os mais afetados.

No entanto, realçou que o impacto dependerá também da evolução do rendimento dos clientes, pelo que defendeu que "todas as medidas que o Governo venha a implementar relativamente ao tema do emprego" serão importantes.

Sublinhando que o banco "está a fazer o trabalho de casa", vincou que a instituição irá "ter abertura" para "todas as soluções".

"Diria que temos de ser suficientemente criativos para conseguir encontrar as soluções mais adequadas a cada cliente", disse.

Questionado ainda sobre se os clientes irão ficar estigmatizados com o pedido para renegociação, João Pedro Oliveira e Costa afirmou que "não", mas advertiu que é preciso "ter cuidado" para não encaminhar esses clientes "para uma situação pior do que a que estavam".

O CEO do BPI reafirmou, assim, a "responsabilidade" da instituição financeira: "quando ouvi o senhor Secretário de Estado a dizer que era importante haver muita responsabilidade por parte da banca, não entendo bem qual é o ponto, porque responsabilidade o BPI tem tido regularmente naquilo que tem feito".

[Notícia atualizada às 15h09]

Leia Também: BPI regista lucros de 286 milhões até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório